Por Rodrigo Moura
Diria, com toda a confiança, que do segundo fim de semana de abril de 2024, saíram memórias muito positivas e daquelas que se levam para a vida. Fomos recebidos em Monção, uma vila lá no Norte, tão acima quanto é possível chegar estando ainda em Portugal.
Os dias já se adivinhavam mais do que especiais, já que, para além do visível empenho dos Companheiros de Monção, havia ainda a promessa de um hotel exclusivamente reservado aos participantes da Conferência Distrital de Rotaract e Interact do Distrito 1970. Isso significava indiscutível diversão e muita festa, não fosse um evento distrital uma ocasião que serve, acima de tudo, para matar saudades.
O programa teve o seu pontapé de saída com o jantar de sexta-feira à noite (dia 12 de abril), seguido de um momento de companheirismo no exterior do hotel. Os participantes, divididos em grupo, foram submetidos a desafios vários que só conseguiriam ser concebidos devido à originalidade dos anfitriões. O dia a seguir, ainda mais marcante do que o anterior, começou com uma recolha de beatasà medida que íamos explorando a vila raiana, o que nos deu oportunidade para conhecermos os espaços e, como não podia faltar, a sede dos nossos companheiros rotários. Da parte da tarde, houve lugar à tradicional sessão de trabalhos, durante a qual se ouviram, para além dos atuais e próximos líderes do nosso Distrito, representantes de Clubes vários para apresentarem projetos de destaque dos seus Clubes. É ainda de destacar a entrega, que também já tem vindo a ser tradição, dos prémios de Mérito Distrital, atribuídos aos rotaractistas que mais se têm vindo a destacar. A tarde terminaria de forma ímpar com a escolha de um entre três “workshops”: uma prova de vinhos, confeção de roscas e ainda trabalhos manuais.
O sempre tão aguardado jantar de gala decorreu com todo o sucesso, com uma decoração medieval especialmente preparada pelo Rotary Club de Monção. Paredes, tetos e mesas, tudo devidamente pensado para transportar o participante para tempos em que, seguramente, a relação com os povos mais a norte não seria tão pacífica quanto é hoje. Importa destacar, ainda, que foram anunciados dois protocolos de cooperação – um com um distrito na Turquia e um segundo com um distrito no Sri Lanka – que prometem trazer frutos num futuro próximo. O nosso Representante, Companheiro Pedro Sumavielle, dando cumprimento ao que vinha a anunciar ao longo do ano rotário, revelou o resultado da entrega de uma roda dentada a cada clube por ocasião da sua visita oficial. A sua junção teria como resultado final uma representaçãodo nosso Distrito 1970.
Domingo foi dia de despedidas, mas não sem antes voltar a sujar as mãos. De manhã, pelas 10h e pouco, estavam os participantes da Conferênciana sede dos Clubes de Monção a pintar quadros, de valor incalculável e com um sentimento genuíno. O almoço foi o toque do sino final, mais um momento de companheirismo que nunca nos sabe a pouco.
Monção será, doravante, não apenas uma vila. Monção será, doravante, uma “Conferência”, um sentimento que todos os Rotaractistas têm como familiar.Parabéns a toda a organização!