Por: António Sérgio Pouzada
Comissão Distrital The Rotary Foundation
Os Subsídios Distritais da Rotary Foundation (TRF) permitem financiaractividadesde pequena dimensão que atendam a necessidades locais e de comunidades no mundo todo. Cada distrito decide queactividades custeará com esses subsídios.
Os Subsídios Distritais sãopropostos pelos clubes e sãoa primeira grande oportunidade de o Club e os Companheiros responderemàs necessidades da comunidade, mobilizarem as entidades locais, iniciarem o estabelecimento de redes activas de intervenção com outros Clubes do Distrito e saberem como actua a TRF. Uma vez accionados, os Subsídios Distritais demonstram como financiar projectos e actividades do Distrito e do clube, como projectos humanitários, bolsas para qualquer nível, ou grupos de profissionais que viajam para o exterior para ensinar profissionais locais. São propostos directamente ao Distrito, que faz a sua administração.
Nos clubes, cabe ao delegado à TRF elucidar os Companheiros sobre a TRF e os objectivos para o ano rotário. Ele deve, também, explicar quais as formas de se contribuir para a TRF, como essas contribuições são reconhecidas, como são aplicadas em todo o Mundo. Terá ainda que decidir com o Tesoureiro do Club a forma como transferir os donativos para a TRF.
Aextensãoda actuação com os Subsídios Distritais depende muito dos fundos que o Distrito tiver disponíveis em cada ano rotário. Assim, de onde vêm os fundos necessários e qual a responsabilidade individual de cada Companheiro e Companheiro na operacionalização deste meio de apoio comunitário?Os fundos disponíveis em cada ano rotário, para estes subsídios, vêm das contribuições que os rotários fizeram, 3 anos antes, para o Fundo Anual-SHARE dos clubes no Distrito. Estas contribuições, depois de 5% serem deduzidas para despesas operacionais, são divididas entre o Fundo Mundial de Rotary International e o Fundo Distrital de Utilização Controlada do Distrito (FDUC). Por exemplo, num ano rotário, se os Clubes contribuírem com 50 000 dólares para o Fundo Anual-SHARE, cerca de metade desse valor, à volta de 23 750 dólares poderão ser usados, mais tarde, em Subsídios Distritais. Isto acontece, passados3 anos, quando a Comissão Distrital para a TRF utilizar até metade do FDUC, na situação em exemplo, cerca de 11 800 dólares, para financiar Subsídios Distritais. Este ano ainda não chegámos a esse nível…
Contribuamos, pois, para a TRF!