A mesa que dirigiu uma das sessões de trabalhos, vendo-se, da esquerda para a direita, John W. Porter Jr., da Comissão de Publicações de R.I., John Rezek, Editor de “The Rotarian”, o Secretário-Geral do R.I., John Hewko, o ex-Presidente do R.I., “Bill” Boyd, e Bob Aitken.
Em cada período de dois anos realiza-se esta importante reunião de trabalho à qual comparecem os responsáveis de todas as revistas rotárias que se publicam em todo o mundo, desde a revista oficial do Rotary – “The Rotarian” – até cada uma das revistas regionais oficiais do Rotary, no âmbito da organização mundial que é comummente designada por “Rotary World Magazine Press”.
Desta vez o Seminário realizou-se no aproveitamento dos dias 17 a 19 de Fevereiro e sediou-se em ampla e excelentemente equipada sala de reuniões do 1º piso do “One Rotary Centre”, a sede do R.I., em Evanston, IL (EUA). A nossa revista regional oficial do Rotary – “Portugal “Rotário” – esteve representada pelo Presidente da Direcção da Associação Portugal Rotário, o PGD António Gonçalves Afonso.
Nos trabalhos, que foram moderados pelo ex-Presidente do R.I. William “Bill” Boyd e coordenados pelo Presidente da Comissão de Publicações Robert “Bob” Aitken, tiveram a valorização do serviço de tradução simultânea, e neles se registaram intervenções muito significativas do Presidente do R.I., Ron Burton, do Presidente-Eleito, Gary D.K. Huang, e do Secretário-Geral do R.I., John Hewko, além de diversos altos funcionários do R.I. para alguns aspectos sectoriais desde o da melhoria da imagem das revistas e dos seus respectivos conteúdos, até ao seu financiamento e à sua distribuição.
Claro que os editores ou seus representantes de todas as revistas tiveram ocasião de expor quanto aos problemas e as evoluções por que cada publicação tem passado. Foi apresentado um novo texto para acordo de licenciamento a ser aprovado e subscrito lá para os finais deste ano civil e que, entretanto, ficou sujeito aos contributos críticos dos Editores. Problemas como a utilização das novas marcas de Rotary, a cobrança das assinaturas das revistas, a distribuição destas, os critérios a adoptar para a publicação de textos, o funcionamento dos conselhos editoriais, a responsabilidade civil, as novas versões digitais das revistas e a utilização das redes sociais, foram assuntos largamente debatidos nos dias por que se desenrolou o Seminário.
Sem comentários! Seja o primeiro.