O mês de janeiro é por tradição e calendário rotário o mês dedicado aos serviços profissionais.
Há semelhança do que acontece um pouco por todo o mundo, os membros dos clubes rotários do distrito 1960 reúnem e elegem a personalidade que se destacou profissionalmente na comunidade.
Há vários anos que no meu clube, Rotary Clube de Olhão sou responsável pela avenida de serviços profissionais. Felizmente nunca foi difícil encontrar bons candidatos que uma vez votados foram selecionados se destacar como profissional do ano.
Homenageámos médicos, advogados, professores, poetas, artistas, dirigentes desportistas, empresários, atribuímos prémios carreira e alguns destes são hoje membros do nosso clube.
A personalidade eleita para atribuição do prémio profissional do ano também cumpre, em regra, os requisitos para se tornar membro do clube e invariavelmente o convite é feito e aceite.
Partilho que o nosso último profissional do ano foi selecionado de forma inesperada quando constatámos pelas redes sociais, que a inovadora empresa de construção de barcos solares participava em certames náuticos nacionais e internacionais estava afinal sediada no nosso concelho.
Tão inesperado quanto a constatação foi verificar que, sendo nascido em Olhão o fundador desta empresa, com um vasto percurso na área financeira tinha voltado ao Algarve para investir na sua cidade natal num projeto de construção naval sustentável.
E foi a Sun Concept que visitámos logo que a pandemia deu tréguas, uma visitaadiada e concretizada em outubro de 2021. Tivemos a oportunidade de ver como são construídos e de experimentar asestas silenciosas embarcações nas águas tranquilas da Ria Formosa.
Para este ano programámos dois passeios dos serviços profissionais, o primeiro a Vale do Lobono próximo dia 25 de fevereiro para conhecer a Infralobo e a Gestão Inteligente do Resort Turístico de Vale do Lobo, e o segundo a 22 de abril para conhecer a Central Hidroelétrica do Carregado, que foi gerida pelo nosso atual Governador Vítor Cordeiro.
Os eventos que organizamos em comissões e clubes têm um fim último beneficiar a sociedade em que nos inserimos, procurando criar boas amizades, companheirismo e sinergias úteis à sociedade.
E em janeiro realizámos mais uma conferência dos Serviços Profissionais, com o tema Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), realizada como habitualmente nas instalações da Universidade Lusófona.
O objetivo foi sensibilizar os participantes (rotários e não rotários) para a importância desta temática.
Tivémos uma primeira abordagem sobre o DEI nas estatísticas da Educação, com o Diretor Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Nuno Neto Rodrigues, seguido do testemunho de associações que, entre outras valências, apoiam a integração dos cidadãos no mercado de trabalho.
Entre outras, a Associação ACAPO, representada pela Secretária da Direção Marta Pinheiro, seguido da Associação Salvador, representada pelo testemunho na primeira pessoa, o próprio fundador Salvador Mendes de Almeida.
E porque esta é uma organização conjunta entre a Comissão Distrital de Serviços Profissionais e a Comissão Distrital DEI, contámos com a presença da nossa Companheira Past Governadora Mara Duarte, na qualidade de Presidente da Comissão Distrital DEI, que nos falará sobre “Ser e Estar mais diverso, equitativo e inclusivo”.
Somos profissionais disponíveis, grande parte ainda no ativo que têm um lema comum “Dar de Si antes de Pensar em Si” em benefício da sociedade e se regem por um código de conduta a que designamos por Prova Quádrupla, traduzida em mais de 100 idiomas e que usamos nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais: 1) É a VERDADE? 2) É JUSTO para todos os interessados? 3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4) Será BENÉFICO para todos os interessados? – a filantropia no seu estado mais genuíno.
Ana Paula Ferreira
Presidente
Comissão Distrital dos Serviços Profissionais
Distrito 1960 – Rotary Internacional