por Cristina Cunha
A habitação de uma família de quatro elementos, incluindo um jovem com paralisia cerebral, foi transformada para dar condições de habitabilidade e qualidade de vida.
No ano de 2018, a AAPEL (Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana), através da sua Diretora Técnica, Rosa Maria Mimoso e Lima e da companheira Eduarda Vale, fez chegar ao Rotary Club de Ponte de Lima um pedido de ajuda para uma família carenciada que vivia na freguesia de Vilar do Monte, numa situação muito precária. O agregado familiar era composto pelo casal, um filho já adulto portador de deficiência profunda com paralisia cerebral, incapacidade motora grave e impossibilidade de falar e de andar, que frequentava a AAPEL e um outro filho, de cerca de oito anos de idade. A família vivia numa casa com fracas condições de habitabilidade, desajustada para as necessidades básicas daquela família.
Em outubro de 2019, o Rotary Club de Ponte de Lima organizou um caminhada solidária para angariação de fundos, mas rapidamente se percebeu que a angariação de fundos, em que generosamente a comunidade limiana colaborou, era insuficiente para todo o trabalho que era preciso fazer e cujo custo total ascendia a mais de €8500.
Na concretização deste objetivo o clube teve o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa para aquisição de materiais de construção, sendo que o remanescente do preço foi pago pelos companheiros do Rotary Club de Ponte de Lima. A execução da empreitada esteve a cargo da sociedade Duarte B. Costa, Construções Unipessoal Lda.. Tendo arrancado em abril de 2021 e terminado em finais de junho, a obra consistiu numa profunda intervenção e requalificação no exterior e interior da habitação, resolvendo os graves problemas de infiltração de água, de saneamento e de acessos. A obra contou também com a colaboração da Junta de Freguesia de Vilar do Monte que ofereceu os paralelos para pavimentar a entrada de acesso à casa.
A casa foi impermeabilizada com capoto, foram colocadas caleiras, feita e revestida a cornija, colocados peitoris nas janelas, entre ouros. O interior também foi intervencionado, todo ele pintado e arranjado, parcialmente mobilado e adornado.
A 29 de junho foi inaugurada a nova casa reabilitada e entregue ao casal Maria Fátima Dias e Manuel Amorim. Este foi o primeiro projeto do Rotary Club de Ponte de Lima desta natureza. Foi um momento muito emocionante. Afinal, a transformação permitiu um lar a esta família. Cortar a fita vermelha juntamente com o filho mais novo do casal, o Tiago, ver a emoção e alegria daquela família foi tão avassalador quanto ver o antes e o depois da execução da empreitada.
Este é mais um desses grandes exemplos em que o clube se uniu para dar o melhor de si e juntos conseguimos mudar vidas e tornar possível aquilo que para esta família parecia impossível.