Por Paula Simões
Tendo uma relação estreita com o Rotary Club de S. Tomé, o clube português detetou a necessidade de equipar a Biblioteca Nacional de S. Tomé e Príncipe. O Rotary Club de Celorico de Basto está a angariar livros e materiais escolares até final deste mês de março e todos os Rotários são convidados a associar-se à iniciativa.
“Um livro, um Amigo – Vamos fazer uma Criança Feliz!”, é este o nome do projeto concebido pelo Rotary Clube de Celorico de Basto, com a convicção que a educação é um trunfo muito poderoso que podemos usar para mudar o mundo e que os livros são o alicerce do sistema educacional.
Através de um companheiro do clube, que viaja com frequência para S. Tomé e Príncipe e aí assiste a reuniões do clube local, os companheiros de Celorico de Basto perceberam que tinham a possibilidade de fazer a diferença na vida dos cidadãos daquele país. Existindo um vazio gigantesco ao nível da literatura Infantojuvenil, o Rotary Club de Celorico de Basto está a fazer uma recolha de livros e, em parceria com o Rotary Club de S. Tomé, fazê-los chegar à Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe. Este espaço tem imenso potencial – pode servir milhares de crianças, visto que 40% da população local tem até 18 anos – , mas carece de recursos materiais, sendo um dos únicos lugares da ilha onde as crianças poderão ter acesso a livros.
Foi lançado um apelo à comunidade, aos clubes Rotários nacionais e a todos os companheiros para a doação de livros que já tenham lido, e/ou já não queiram, e que estejam em bom estado.
O Rotary Club de Celorico de Basto, tendo recebido já centenas de livros, está a fazer a primeira separação e catalogação e embalamento de livros. Vão continuar a fazê-lo até final de março, pelo menos, altura em que contam fazer a expedição das doações.
Quer fazer uma criança feliz? Partilhe um dos seus livros!