Por: Mariana Vieira | Rotaract Club de Lisboa Estrela
A Rentrée do Rotaract e Interact do Distrito 1960, realizada pelo Rotaract Club de Loures, originalmente programada para ser um dia de atividades no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, sofreu uma mudança de planos de última hora devido às condições meteorológicas. No entanto, não deixou de ser um grande momento de convívio bastante descontraído e um ambiente de brincadeira entre todos.
Foi um evento igualmente fortalecedor para os clubes pois, através da mesa-redonda organizada, foram partilhadas ideias e deram-se a conhecer projetos dos quais todos podemos fazer parte. Apesar dos planos iniciais não terem acontecido, o ambiente de partilha entre todos os clubes foi sentido pelos companheiros participantes nesta iniciativa, na esperança de que estes momentos, tão especiais, não se percam e que continuem a fortalecer os clubes.
O companheiro Fernando Cunha, do Rotaract Club de Loures, realçou que, após alguns anos, «foi com grande orgulho que o nosso clube voltou a organizar a Rentrée Distrital».
«O plano inicial era fazer uma churrascada ao ar livre, mas, infelizmente, São Pedro ainda não é sócio do Rotaract e a chuva que regou este domingo forçou-nos a mudar de planos. Tivemos de seguir para a nossa sede. Lá, organizámos um almoço, jogos e terminámos o dia com uma reunião na qual os companheiros presentes puderam partilhar ideias, experiências e reflexões dos seus clubes. Foi um dia bem passado e esperamos que tenham gostado», acrescentou o companheiro Fernando Cunha.
Isto comprova que mesmo que os nossos planos iniciais não se realizem, é possível fazer na mesma uma Rentrée Distrital com sucesso, e devem ser dados os parabéns ao Rotaract e Interact Club de Loures pelo trabalho feito, desejando que as futuras Rentrées tenham o mesmo espírito que Loures apresentou este ano.
«A Rentrée foi pensada há cerca de 15 anos como uma oportunidade de, em ambiente descontraído e de festa, dar a conhecer os nossos clubes a jovens que ainda a eles não pertencem, como forma de os atrair ao movimento e ao nosso convívio», salientou o companheiro Paulo Taveira de Sousa, Governador Eleito de Rotary do Disitrito 1960 e assíduo participante na Rentrée das Novas Gerações.
Na mensagem enviada aos jovens, devido à sua indisponibilidade, o companheiro Paulo Taveira de Sousa relembrou para o facto de que o conceito da Rentrée como atrativo de jovens para o movimento «tem-se vindo a perder ao longo dos anos, transformando-se num momento de companheirismo puramente interno», mas realçou que «uma coisa não é inimiga da outra, bem pelo contrário» e que «não há evento mais propício do que este para o fim em causa».