O Rotary Club de Vila Real concentra um know-how multidisciplinar de profissionais cujas áreas de conhecimento e sinergias representam um potencial enorme na mobilização de várias individualidades e organizações com vocação no apoio a causas de solidariedade social.
Adicionalmente, a colaboração estreita do Interact Club de Vila Real e do Rotaract Club de Vila Real complementa o universo etário e de condições sociais que carecem de uma atenção prioritária, ajudando a colmatar lacunas educacionais das crianças e jovens dos meios urbanos, dotando-as de competências solidárias que lhes permitam encarar as mudanças e desafios de desigualdades sociais e de práticas de sustentabilidade ambiental.
Neste enquadramento, a iniciativa da criação de uma estrutura de interface, denominada “Plataforma Solidária” do Interact, Rotaract e Rotary Club de Vila Real, tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades de mediação/facilitação, em regime de voluntariado (presencialmente e via digital), conducentes à minimização de situações confirmadas de carência económica. Este desiderato depende da articulação com um conjunto de entidades públicas de gestão local, privadas e ONGs, numa rede de contactos capazes de contribuir com soluções solidárias para as necessidades identificadas. As atividades têm lugar num espaço polivalente (loja nº 24 do centro comercial, localizado na avenida 1º de maio, nº 56 em Vila Real) que permite também a acomodação, permanente ou transitória, de bens materiais em boas condições de serem reutilizados neste contexto, tais como vestuário, calçado, mobiliário, utensílios diversos, pequenos eletrodomésticos e equipamentos informáticos.
Esta “Plataforma Solidária” reúne condições condignas onde os cidadãos com necessidades económicas podem procurar ajuda sem constrangimentos.
Com este projeto pretende-se igualmente promover a consciencialização dos jovens dos clubes Interact e Rotaract de Vila Real, para a realidade social da comunidade onde estão inseridos, promovendo o espírito cívico, interventivo e proativo, através de ações de solidariedade e de cooperação em rede com outras entidades e associações com objetivos que se complementam na obtenção e reutilização de bens, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, no presente e para o futuro.
De facto, este projeto vai ao encontro de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) – https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/os-17-ODS, tais como ajudar a erradicar a pobreza em todas as suas formas, minimizando as desigualdades no interior do pais, contribuindo para tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Vamos assim fazer “Magia no Rotary”, com uma rede de parceria com as entidades e associações que a nós se queiram juntar, tendo por base o voluntariado (ao nível do atendimento e manutenção) e a organização de iniciativas e/ou doações de mecenas, com o objetivo de angariar os fundos estritamente necessários para suportar o pagamento e manutenção do espaço físico que acolhe a “Plataforma Solidária”.