Luís Filipe Rodrigues Lopes | Rotary Club Entroncamento
O Rotary Clube de Entroncamento concluiuem fevereiro o projeto de apoio a famílias carenciadas do Entroncamento, e pelo primeiro ano, também do concelho da Golegã. Esta ação contou com a comparticipação da Fundação Rotária Portuguesa e uma parceria com as respetivas autarquias.
Tendo começado em março de 2023, o apoio abrangeu um total de nove famílias, das quais 3 do Entroncamento e 6 da Golegã. Este número reflete a adaptação dos agregados apoiados, em função da mobilidade de algumas famílias que, entretanto, regressaram à Ucrânia ou deixaram de ter necessidade desse apoio.
Foram abrangidas 20 pessoas, das quais 11 são menores (com idades compreendidas entre os 4 meses e os 12 anos).
O projeto consistiu na referenciação, por parte das respetivas divisões de apoio social de 3 famílias a quem foi dada uma dotação mensal, em função do respetivo agregado familiar, para adquirir os bens de primeira necessidade em superfícies comerciais locais de pequena dimensão, previamente selecionadas: o SCAFA (Cooperativa de Consumo dos Ferroviários e Aderentes), no Entroncamento e o Minimercado ‘Meu Super’, na Golegã.
Esta iniciativa teve uma dotação de 3.600 €, com fundos do clube e comparticipação de 50% da Fundação Rotária Portuguesa, através de um projeto de apoio a que o clube se candidatou.
Auscultando as famílias apoiadas, os responsáveis de ação social e os estabelecimentos comerciais, foi referido que apesar de limitado, este apoio foi uma ajuda valiosa para fazer face às necessidades das famílias, e nas palavras de um comerciante, o projeto foi “excelente” pela dignificação e liberdade de escolha dos géneros permitida às famílias para fazer face às suas necessidades de cada mês. Para além disto, foi também uma ajuda ao pequeno comércio local.
Nas palavras de Tânia Brazete, da Câmara do Entroncamento, este apoio do Clube e da FRP “a emergência social, de carácter pontual e temporário, é cada vez mais premente e importante, tendo o município como objetivo intervir no bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos isolados ou inseridos em agregados familiares desfavorecidos, abraçando, deste modo, iniciativas no âmbito do projeto”, levado a cabo pelo Rotary.