O 47º Instituto Rotário do Brasil teve lugar na bonita cidade de Fortaleza entre 29 e 31 de agosto, contando com mais de 1300 participantes, convocado pelo Diretor Henrique de Vasconcelos. É o maior Instituto Rotário do mundo, tendo estado presentes a Presidente e o Secretário – Geral de RI, respetivamente, Companheiros Stephanie Urchick e John Hewko, outros dirigentes de topo de RI, assim como todos os grandes dirigentes do Brasil.
Discutiram-se os grandes temas da atualidade do Rotary, abordando as tendências do Quadro Social, a Rotary Foundation, Imagem Pública e Comunicação, Polio. De destacar uma interessante comunicação de John Hewko sobre Inovação em Rotary, em que se incluiu um apontamento sobreas experiências piloto em curso na Austrália e em Inglaterra. Outros temas foram a transição de Rotaract para Rotary, os 100 anos da Revista Rotary Brasil e a ABTRF. Entre as muitas homenagens a que houve lugar, destaco a que foi feita aos 5 Governadores 23/24 do Rio Grande do Sul, que se debateram com os desastres naturais ocorridos há poucos meses.
Antes do Instituto, os Governadores de 24/25 tiveram 3 dias de reuniões prévias com o Diretor Henrique de Vasconcelos, os coordenadores regionais do Brasil (Quadro Social, Rotary Foundation e Imagem Pública) e o Governador Adriano Valente, Presidente da ABTRF. Foram reuniões extremamente interessantes e produtivas, que me permitiram conhecer muito melhor a realidade do Rotaryno Brasil, assim como os desafios com que se defronta (designadamente a campanha Brasil 60 mil, cujo objetivo é chegar aos 60 mil sócios até ao final de 25/26), uma estimulante troca de ideias, a par de uma atualização sobre o Rotary no Mundo. O reforço das relações pessoais foi também de grande valor.
Os Representantes Distritais para o Rotaract 25/26 tiveram igualmente 3 dias inteiros de formação antes do Instituto, tendo a maior parte igualmente participado nele.
Em todos os dias tivemos programas de confraternização, em que a música e a animação estiveram presentes, designadamente um Jantar do Reencontro dos Governadores 24/25 com a Presidente Stephanie Urchick.
Não restam dúvidas: o Brasil é especial!