Henrique Sousa | Country Representative AR 2023/2024
A EuropeanConvention (EUCO) deste ano rotário realizou-se em Bucareste, entre os dias 15 e 19 de Maio, num evento rotaractista anual que junta companheiros de todos os 48 países do MDIO da Europa, sendo que, de Portugal, participaram oito rotaractistas, quatro de cada distrito.
O evento foi marcado pelo projeto social, que consistiu numa corrida de patos de borracha num dos rios da cidade, e cujo montante angariado reverteu para apoiar as necessidades de crianças com deficiências auditivas.
Durante o evento foram igualmente promovidos vários workshops, entre eles: um workshop de marketing com foco no branding adequado do Rotaract e nas formas/canais mais eficazes de promover os projetos desenvolvidos; RotaractLivingLibrary, uma partilha de projetos já desenvolvidos, desde a idea à execução e aos resultados, abrindo a porta a serem replicados por outros clubes noutros países; ClimateFresk, com o intuito de analisar a ciência por detrás das alterações climáticas e procurar, em grupo, ações que, ao implementadas, contribuam para a reversão das mesmas; e Creative ArtTherapy, uma apresentação do projeto que ganhou o concurso do ERIC do Projeto Social do Ano e exploração dos pilares do mesmo e de como pode ser aplicável a outras comunidades fora da realidade ucraniana.
Durante a EUCO houve também espaço para a realização de atividades de lazer como uma visita guiada por Bucareste, visita aos castelos de Bran e Peles e a visita ao palácio de Ceusescu. Já cada noite teve uma temática diferente num local diferente. Gostaria de destacar, em particular, o jantar de gala no Parlamento Romeno, um edifício magnífico!
O mais empolgante e importante deste (e de qualquer) EUCO foi, sem dúvida, a ERIC Meeting. A mesma destina-se a votar desde o quadro diretivo do ERIC para o ano rotário posterior à localização do EUCO seguinte e, por fim, mas não menos importante, em medidas que melhorem o funcionamento do Rotaract na Europa, traduzindo-se numa ação social melhor, mais eficaz, coesa e com mais impacto.
No final do evento, os rotaractistas portugueses, incluindo eu, mostraram-se agradados com a forma como o evento foi organizado e conduzido, para não falar de empolgados em trazer para os seus clubes algumas ideias e projetos lá partilhados.
Como sempre digo aos companheiros com quem falo, ser rotaractista ultrapassa a realidade do clube ou do distrito. É algo tão global que, aquilo que defendemos e pelo que lutamos, é algo comum a outros que, como nós, procuram melhorar o mundo à sua volta e, muitas vezes, o fazem em realidades completamente diferentes. Por isso é essencial ir aos eventos internacionais e tirar proveito de todas as oportunidades que os mesmos nos trazem!
Por fim, não duvido que a participação e envolvimento portugueses venham a aumentar nas duas REM e no EUCO do ano de 2024/25, já sobre as rédeas da companheira Diana Aguiar (RTC Lisboa), em representação dos companheiros Representantes Distritais Rodrigo Moura (RTC Distrito 1970) e Catarina Lourenço (RTC Distrito 1960)!