É mais que sabido: o nosso compromisso com o futuro da Humanidade reside, para já, em acabar com a polio.
No ano em que ainda nos encontramos, somente foram até agora detectados 11 casos de poliomielite em todo o mundo. Em 24 de Outubro passado teve lugar especialmente em Seattle (EUA), na Sede da Fundação “Bill & Melinda Gates”, a cerimónia que assinalou o DIA MUNDIAL DA POLIO, numa co-organização da dita Fundação e do Rotary International, no que constituiu a 5ª edição. O que aconteceu então poderá o leitor interessado ver em <endpolio.org/worldpolioday>.
Na ocasião, R.I. deu mais 49,5 milhões de dólares para reforço das actividades destinadas ao alcance da erradicação da doença e lançou um forte apelo a que todo o mundo continue a dar o seu incondicional apoio a esta decisiva causa.
Pela mesma altura, Clubes e Distritos rotários de todo o mundo manifestaram a sua solidariedade com a Campanha de Erradicação Global da Polio.
No Wisconsin (EUA), foi organizada uma festa em “Fond du Lac”. No Brasil, o Rotary Club de Curitiba promoveu um espectáculo musical “O Rock contra a Polio”. Na África do Sul, destacou-se o Rotary Club de Viljoenskroon, com uma vasta recolha de fundos para a causa da erradicação junto de empresas locais. Na cidade do Cairo (Egipto) realizou-se uma partida de futebol entre uma equipa de “crianças da rua” da Sociedade “Hope Village” e outra de estudantes de engenharia. No Japão aconteceu em Yoshiwara um torneio de golfe. Todas estas iniciativas, e muitas mais, visaram a recolha de fundos para financiamento do combate contra a polio.
Lembremos que a luta contra a polio foi iniciada pelo Rotary em 1985, nessa altura através do lançamento da Campanha POLIOPLUS, e, em 1988 o Rotary fez-se parceiro, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o UNICEF e com os Centros Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), na Iniciativa de Erradicação Global da Polio. A esta viria a associar-se anos depois a Fundação “Bill & Melinda Gates”.
Desde que começaram as acções de vacinação em massa desenvolvidas por aquela Iniciativa, o número de casos de polio verificados em todo o mundo decresceu em mais de 99,9%: cerca de 350.000 casos em 1988 para apenas 37 em 2016. O Rotary já investiu mais de 1,7 biliões de dólares na Campanha de Erradicação Global e incontáveis horas de serviço voluntário.
Portugal também marcou muito significativa adesão ao DIA MUNDIAL DA POLIO.
Por iniciativa do Rotary Club de Lisboa, e com o apoio do “Best Bank”, foi organizada a 1ª Gala “World Polio Day” nas instalações da Fundação Oriente, um elegante evento que incluiu um jantar no Salão Macau e teve a transmissão em directo das cerimónias de Seattle.
Por seu lado, o Distrito 1970 fez convite a todos os seus Rotary Clubes no sentido de que, na semana de 23 a 27 de Outubro, as suas reuniões com refeição fossem apenas de ementa muito simples, frugal, de valor nunca acima de € 20,00, dando os Rotários o que acima disso estivessem dispostos a gastar para a causa da Erradicação Global.
O Rotary Club de Leiria, por seu lado, organizou uma mobilização da sua comunidade para uma Caminhada Solidária e “Mini-Maratona”, que foi alegre e fortemente concorrida e teve por escopo principal a angariação de fundos com a já referida finalidade, uma jornada que, além disso, constituiu uma excelente oportunidade de divulgação rotária. Esta edição de PORTUGAL ROTÁRIO abre justamente, na sua capa, com um impressionante aspecto do evento a que nos referimos, o qual também pode ser sopezado através da foto inserida nesta página.
Não perca de vista a nossa fundamental meta: ERRADICAR A POLIO!
Sem comentários! Seja o primeiro.