Por PGD Mara Duarte, Assistente do Coordenador Regional da Rotary Foundation para Portugal – Zona 20C
O mês de outubro traz com ele historicamente em Rotary o assinalar do Dia Mundial de combate à Pólio no dia 24 de Outubro, realça no mapa rotário uma semana em que os Distritos e os Clubes de Rotary, bem como toda a estrutura associada devem partilhar com a comunidade o trabalho da nossa organização na erradicação desta doença mas também realizar uma assertiva campanha de doação de fundos para a continuação deste projeto que já leva mais de 30 anos de ação pelo mundo.
Hoje, não podemos nem devemos deixar de dedicar parte da nossa entrega a uma das nossas causas principais que é a nossa participação na “Iniciativa Global de Erradicação da Pólio” conjuntamente com a Unicef, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundação Bill e Melinda Gates, governos mundiais e diversos doadores para esta causa. A grande mensagem que podemos deixar é que do trabalho realizado com os nossos parceiros, governos e comunidades do mundo inteiro, imunizámos mais de 2,5 biliões de crianças em 122 países. Esta é uma das marcas que a história fará ressoar o nome de Rotary International.
Hoje, reduzimos os casos em 99,9% e apenas dois países continuam a reportar casos do vírus selvagem: Afeganistão e Paquistão. Graças aos esforços do Rotary e dos seus parceiros, cerca de 19,4 milhões de pessoas que teriam ficado paralíticas podem andar e evitámos a morte de cerca 1,5 milhões de pessoas.
Uma excelente forma de falarmos da nossa organização é precisamente a partilhar o nosso trabalho na erradicação da poliomielite no mundo e estamos em 2021 segundo dados recentes muito próximos de poder anunciar ao mundo que está livre da pólio! O Rotary produziu 2 vídeos com muito interesse que podem ser vistos em https://vimeopro. com/rotary/videos-sobre-o-polio-plus e podem fazer doações em https://www. endpolio.org/pt/donate.
Verdadeiramente, a nossa organização deve ser pensada sem nunca se perder a essência dos nossos valores, mas com a visão larga de que o Rotary não é uma organização assistencialista, mas uma organização que com a The Rotary Foundation deixa projectos estruturados e sustentáveis nas comunidades por onde passa, o nosso trabalho em torno da erradicação da pólio é um exemplo claro disso mesmo!
Este nosso trabalho de combate a uma doença, leva-me a entusiasmar os Clubes a falar “sem medos” com o tecido económico e social das suas comunidades, apresentar-lhes a The Rotary Foundation, indicar-lhes o caminho das várias sinergias que podem surgir do trabalho em parceria, falar-lhes desta nossa missão de libertar o mundo de uma doença e também aqui estamos a divulgar o melhor da imagem pública do Rotary, áreas que se desdobram em acções de serviço humanitário concretas, falar da nossa dimensão internacional, dizer-lhes que não estamos sozinhos para acender aquela luz que por vezes teima em acender, isto traz sustentabilidade à nossa acção na comunidade e nos nossos Clubes.
Em suma, através da nossa The Rotary Foundation sabemos que estamos juntos a agir para servir e neste caminho também sabemos que só teremos mais sucesso se estivermos abertos a conhecer para entusiasmar!
Juntos, salvamos e transformamos vidas!