Por Alexandra Costa Artur
Presidente da CD Serviços Profissionais D1960
Neste ano rotário já encontrou na sua profissão/ atividade profissional uma oportunidade de serviço à comunidade?
Janeiro, em Rotary, é o mês dedicado aos Serviços Profissionais mês em que os Clubes rotários se ocupam a indicar profissionais do ano para homenagearem.
No entanto, não podemos resumir os serviços profissionais a um evento efémero e anual, por vezes não inscrito na estratégia do Clube.
Os serviços profissionais têm de se encontrar alicerçados na atuação dos clubes rotários que devem idealizar projetos de apoio às comunidades usando o conhecimento profissional para o desenvolvimento desses projetos.
Relembramos a definição do nosso fundador Paul Harris Cada Rotário é, em si, o elo de ligação entre o idealismo do Rotary e o seu negócio ou profissão e a definição do Presidente do Rotary International 2018/19 Barry Rassin, que descreve Pode revelar-se complicado definir os Serviços Profissionais, mas, no entanto, é fácil descrevê-los: são, muito simplesmente, o ponto no qual se cruzam as nossas vidas no Rotary e as nossas respetivas vidas como profissionais. Quando colocamos os nossos ideais rotários a trabalhar através do exercício da nossa profissão, aí está o serviço profissional.
Os serviços profissionais são o elo de ligação a novos projetos nas nossas comunidades, a abertura para novas colaborações ou reforços de parcerias já existentes.
Daí a importância da diversidade profissional nos Clubes rotários, pois é desta multiplicidade que os projetos se enriquecem e desenvolvem. Para existir diversidade importa alargar e reter o quadro social dos nossos clubes, bem como, rejuvenescer esse quadro social. Tudo isto passa pelo plano estratégico dos clubes assente nos serviços profissionais, como forma de robustecimento dos clubes rotários.
O que precisamos para passar à ação em prol da diversidade profissional e geracional?
Temos uma marca consolidada e uma rede nacional e internacional que permite alcançar públicos e projetos de forma global. Temos de atrair a curiosidade dos jovens para estes entenderem as possibilidades de serviço à comunidade que Rotary proporciona.
Para esse efeito, importa identificar as necessidades da comunidade em que o clube está inserido. Dever-se-á sair “para o terreno” para abrir o clube ao exterior permitindo uma adequada perceção das oportunidades de prestação de serviço e efetivar projetos com os recursos disponíveis nos Clubes – tempo, talento, parcerias, redes de cada um e rede rotária.
Posteriormente, é necessário proceder a uma comunicação transparente e clara e, por fim, a medição do impacto do projeto, pois as boas intenções não chegam.
Não podemos falar de serviços profissionais sem mencionar dois princípios orientadores do nosso Movimento:
A Prova Quádrupla
Do que pensamos, dizemos ou fazemos:
- É a VERDADE?
- É JUSTO para todos os interessados?
- Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
- Será BENÉFICO para todos os interessados?
E o Código Rotário de Conduta
Como rotário, comprometo-me a:
- 1. Agir com integridade e seguir altos padrões éticos na minha vida pessoal e profissional.
- Ser justo com os outros, e demonstrar respeito a eles e a suas profissões.
- Usar as minhas aptidõesprofissionais e empresariais para, através do Rotary, orientar os jovens, ajudar pessoas com necessidades especiais e melhorar a qualidade de vida na minha comunidade e no mundo.
- Evitar comportamentos que prejudiquem a imagem do Rotary ou dos demais rotários.
- Manter um ambiente livre de assédio em reuniões, eventos e atividades do Rotary, reportar qualquer suspeita de assédio e garantir que as vítimas não sofrem retaliação.
São dois instrumentos que orientam os rotários em todo o mundo e merecem ser considerados na vida dos clubes para serem interiorizados por cada Companheiro como uma orientação para a sua vida pessoal e profissional.
De forma a colocar estes ideais em prática acionando os Serviços Profissionais – essência de Rotary – podem surgir atividades como:
- Falar sobre a sua profissão no clube e aprender sobre as profissões dos seus Companheiros (destas conversas de aprendizagem podem surgir novos projetos)
- Desempenhar a sua profissão com integridade inspirando os outros a agirem eticamente por meio das suas ações
- Ajudar os jovens a alcançarem os seus objetivos profissionais
- Orientar e incentivar outras pessoas a desenvolverem- se profissionalmente (porque não, ser mentor de jovens ajudando-os, com a sua experiência profissional e de vida, nas suas opções profissionais?).
A nível distrital os clubes podem contar com a Comissão dos Serviços Profissionais que com o seu papel de facilitador e agregador tenta colher informação a nível distrital, apoiar os clubes no desenvolvimento de projetos e trabalhar em prol das metas do distrito.
Para esse efeito temos como objetivos no presente ano rotário quatro eixos de ação:
- Conhecer melhor o distrito para uma ação mais eficaz
- Atrair juventude para Rotary
- Estreitar as relações entre Companheiros (multigeracional)
- Alargar a área de influência e a imagem pública
Através das seguintes Ações:
- Mapeamento do distrito em termos de caracterização das profissões/áreas profissionais – inquérito que está a decorrer e para o qual pedimos a colaboração de todos os Companheiros
- Trabalho conjunto com o ROTARACT
- Projeto piloto Mentoria profissional – Rotary/Rotaract
- Seminário dos Serviços Profissionais que vai ter lugar no dia 22 de Janeiro de 2022 subordinado ao tema “Talento – como recrutar, gerir e reter”.