Por Maria Joao Gomes
“Se não consegue descrever o que está a fazer como um processo, então não sabe o que está a fazer”, William Edwards Deming, engenheiro, professor, autor e consultor de gestão, tornou famoso nos anos 1950 o ciclo de Deming, criado na década de 1920 por Walter Andrew Shewart. Este método de quatro passos, também conhecido como ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), ajuda-nos a planear, realizar, verificar e manter qualquer processo para garantir que estamos no bom caminho, evitar surpresas e melhorar continuamente. Ao transpor esta realidade para o Rotary estamos a promover a continuidade no planeamento e no serviço, a incorporar as competências de melhoria contínua naquilo que fazemos e a partilhar a forma de pensar, gerir e agir Lean. A visão em Rotary do pensamento Lean permitirá utilizar os recursos de modo mais racional, entregar mais valor às comunidades e ao mundo, promover a sustentabilidade na ação, alterar comportamentos e atitudes, fazendo emergir uma nova cultura organizacional para transformar comunidades.
StoryLine da Caminhada*… em Rotary
Ver o invisível, criar a necessidade de Ciclo de Deming mudar, traçar a direção, planear a viagem, utilizar as ferramentas necessárias, fazer acontecer, criar novos hábitos. O primeiro passo é ver, aceitar, assumir os problemas e reconhecer o seu potencial de melhoria para que se torne possível concretizar a mudança desejada. É fundamental que sintamos a necessidade de mudar procurando melhorar a nossa maneira de interagir e de desenvolver as atividades para aumentar a satisfação dos nossos companheiros, dos nossos parceiros e dos que beneficiam da nossa ação. A transformação que pretendermos introduzir deve ser planeada, estar em sintonia com a visão, a cultura, o grau de necessidade de mudança e com o ritmo que queiramos impor. Para se poder realizar a mudança ao ritmo desejado, é necessário utilizar ferramentas que tenham impacto no desempenho do Rotary, com alcance, flexibilidade e permitam uma aplicação diária. Devemos também concentrar esforços na capacidade de executar adequadamente a estratégia e o Plano de Ação definidos, bem como na capacidade de todos desenvolverem e melhorarem o novo modelo. Uma mudança só é realmente bem sucedida quando todos passam a considerar o novo modelo de atuação na sua rotina diária.
LEAN é…?
A equipa de Gestão e Melhoria Contínua do D 1960 operacionaliza as iniciativas da seguinte forma: em primeiro lugar sensibilizamos para o pensamento Lean e, se fizer sentido continuarmos o trabalho, ajudamos a definir a estratégia. Gerar ideias de melhoria é trabalho de todos e uma experiência aglutinadora de toda a organização que vai culminar com a formação da Equipa Lean e com a definição da iniciativa de melhoria contínua. Juntem-se a nós no processo de transformação porque Lean é uma filosofia baseada em ferramentas com o objetivo de eliminar desperdício, para que todas as atividades de um processo adicionem valor na perspetiva dos clientes, quer sejam internos, quer sejam externos. Utilizando estes conceitos podemos realizar mais ações com menos recursos e assim contemplar mais pessoas e organizações que precisam de nós.