No Sábado, dia 11 de Novembro, realizou-se em Genève (Suíça) a celebração do Dia do Rotary na ONU, um evento totalmente dedicado à promoção da paz mundial.
A referida data culminou a Semana da Paz e assinalou, ainda, o Dia do Armistício. O Rotary, em parceria com a ONU e a Comunidade Internacional, promoveu e visa forçar por construir a Paz sob o lema “A Paz faz a Diferença”.
As actividades iniciaram-se na véspera, dia 10, na sede da WIPO (World Intellectual Property Organization) com um Concerto a cargo da Orquestra das Nações Unidas. No referido Sábado, os Delegados e os líderes da paz global reuniram-se no Palácio das Nações para o efeito de discutirem medidas concretas através das quais entidades públicas e privadas poderão cooperar na ajuda à promoção da Paz.
É já longo o percurso de mútua colaboração entre o Rotary International e a ONU, seja na área da erradicação global da Polio, seja na melhoria das condições sanitárias, sobretudo as disponíveis a favor da juventude, seja na luta contra o analfabetismo ou no desenvolvimento das condições de acesso a água potável de muitas populações em todo o mundo. Cada uma das Organizações age na sua esfera própria – a ONU estabelecendo a ligação aos Governos das nações no que toca à adopção de medidas de política global; o Rotary mobilizando comunidades dos sectores civis e privados das sociedades – e ambas se encontram agora especialmente apostadas no atingir das Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs), da Agenda 2030, que foram especialmente explicadas pelo Representante Especial do R.I. na ONU, em Genève, Walter B. Gyger.
Em particular evidência esteve a Campanha do Rotary para a Erradicação Global da Polio cujo êxito logrou já provocar que o número de casos da doença se tenha reduzido em todo o mundo em cerca de 99,9%!
Sem comentários! Seja o primeiro.