Por Pedro Marques
Terminado o mês de Dezembro que em Rotary é dedicado à Prevenção e Tratamento de Doenças, o mês de Janeiro integra o Movimento Rotário no âmbito dos Serviços Profissionais.
A Educação e a Formação Profissional são dois importantes pilares dos Serviços Profissionais. E se a Educação nos ensina a termos conhecimentos e a um dia podermos desempenhar ou melhorar uma profissão a Formação Profissional atualiza-nos esses conhecimentos e prepara-nos para a vida.
A sociedade encontra-se hoje integrada nos setores convencionais: Agricultura e Pescas, Indústria e Serviços. E dentro destes setores encontramos emprego em distintas profissões integradas em várias áreas e distintos domínios: ambiente; proteção de pessoas e bens; segurança e higiene no trabalho, transporte, beleza, turismo, lazer, hotelaria, restauração, trabalho social, apoio aos idosos, serviços de ajuda a crianças e jovens, saúde, construção civil, engenharia, arquitetura, secretariado, trabalho administrativo, comércio, administração, finanças, banca, seguros, entre outras áreas profissionais.
A Formação (presencial e/ ou à distância: síncrona ou assíncrona) permite a qualquer momento vivermos as inovações e as mudanças envolventes nas nossas áreas profissionais de intervenção adequando-as às novas exigências do mercado.
Por outro lado e com a Formação a valorização pessoal e profissional de cada um torna-se enriquecida se em simultâneo complementarmos as n/ profissões com a aprendizagem em vertentes auxiliares do desempenho individual, como sejam a apreensão de conhecimentos em línguas marketing e publicidade, contabilidade, fiscalidade, gestão, informática, digitalização e sobretudo direito.
Para além de qualquer Rotário poder obter formação, o mesmo pode no limite assegurar formação a potenciais formadores e a professores e sobretudo aprender para transmitir informação e formação a quem social e profissionalmente mais dela necessita.
Num movimento com quase 120 anos de vida e experiência o Rotary traduz assim a vivência e a disponibilidade de poder transmitir os seus conhecimentos: “Dar de Si antes de pensar em Si” num verdadeiro espírito de ética e de compreensão, facilitando através do verdadeiro código de conduta, e de acordo com a classificação Rotária inerente a cada membro a possibilidade de ajudar a comunidade local e global carente deste tipo de ensinamentos.
Com a Formação, poder-se-á assegurar a transmissão de conhecimentos que possam ajudar a encontrar soluções para combater a pobreza e fomentar oportunidades de negócios promovendo a diversidade e incentivando a igualdade ao nível do género.
Só assim, do meu ponto de vista, poderemos trabalhar para formar profissionais e transmitir conhecimentos que possam enfrentar o ambiente competitivo, de crescente complexidade e de mudanças rápidas a que quotidianamente assistimos.
Através da Aprendizagem, fomentando o incremento de parcerias entre Clubes Rotários com ligação ao movimento associativo, às instituições autárquicas (Câmaras e Juntas de Freguesia) e sobretudo estabelecendo uma intensa conexão com a Comunidade Empresarial é possível favorecer e integrar o Desenvolvimento das populações à escala local e global de que se urge fomentar e sobretudo dinamizar através do que anteriormente definíamos como uma Avenida e agora se denomina como uma Comissão Distrital: a dos Serviços Profissionais.