Por Cláudia Oliveira e Fernando Ferreira
Sendo um concelho do interior, de pessoas resilientes e determinadas, com um património arquitetónico, geológico e natural de enorme valor, Arouca tem todos os requisitos para acolher um clube rotário. No ano de 1992, um grupo determinado de companheiros – que já o eram antes da formalização de ingresso no universo de Rotary – intentou diligências para que a formalização do Rotary Club de Arouca fosse uma
realidade, com destaque para a ação determinante dos companheiros António David Silva, Alfredo Martins, Arlindo Oliveira, Zeferino Brandão e António Serdoura. Com data de fundação a 30 de junho desse ano, a carta constitucional foi entregue pelas mãos do companheiro Manuel Cepeda, Governador do ano de 1992-93, e teve como primeiro presidente Zeferino Brandão (na época, presidente da Câmara Municipal de Arouca). Criado com 25 companheiros no seu quadro social, tinha a particularidade de ser um clube com dois médicos e um padre.
O clube passou por momentos conturbados, mas soube superá-los, com a tenacidade dos seus companheiros fundadores e o apoio dos companheiros de clubes vizinhos. Sempre com o apoio e reconhecimento da comunidade, social e empresarial, apostou no seu crescimento e diversidade dos seus membros, contando atualmente com 28 companheiros.
No sentido de valorização da juventude, apostou-se na criação de dois clubes Interact nos dois Agrupamentos de Escolas do concelho: Interact Club Arouca e Interact Club Arouca Escariz.
Ao longo dos anos muitos projetos foram concretizados, em diversas áreas, com destaque para “A Casa do Jorge”, uma reconstrução total da casa de uma família carenciada onde se insere o jovem Jorge (com problemas graves de saúde e limitações de mobilidade); “Cuidar em Timor”, na recolha de material médico e seu envio para Timor (com a colaboração do Centro de Saúde de Laleia e Cairui), tendo permitido ainda trabalhar no âmbito da formação de outros profissionais de saúde e na intervenção local com sessões de educação para a saúde para a comunidade em diversas áreas (saúde infantil, saúde materna, patologia respiratória, cardiovascular, dermatológica, entre outras); “Bairros saudáveis”, de transformação do bairro social da paróquia de Arouca, que tem sido acompanhado por três presidentes do clube, nos últimos anos, num claro sinal de que os projetos são de continuidade dos clubes e da comunidade que servem.
Recentemente, foi inaugurada a Galeria de Presidentes, na sua sede, que serviram o clube ao longo destes últimos 30 anos um desejo antigo que chegou como prenda de aniversário, sendo o mote para as comemorações do aniversário, juntamente com uma imagem gráfica criada para o efeito.
Como motivo de orgulho, o clube tem no seu quadro social um past-Governador, Sérgio Almeida, assim como uma jovem do Interact Club Arouca, Ana Moura, que este ano é representa o Interact no distrito 1970.
Com o compromisso de continuar a honrar a missão do Rotary, movimento solidário com marcas positivas no mundo desde a sua criação em 1905 pelo visionário Paul Harris, vários projetos estão a ser imaginados e planeados em Arouca sob o lema de Jennifer Jones “Imagine um mundo que merece o nosso melhor, onde nos levantamos todos os dias sabendo que podemos fazer a diferença”, envolvendo parceiros locais, nacionais, mas também internacionais, para que possamos, juntos, ajudar a criar um mundo onde as pessoas, unidas e em ação, possam causar mudanças positivas e duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e em todo o mundo!