Por Miguel Rijo
Quatro companheiros do Rotary Club de Setúbal pedalaram até Finisterra, numa jornada de divulgação de Rotary e de companheirismo, com os Rotários de locais por onde passaram.
Criado em setembro de 2020 com o objetivo de promover o companheirismo e a amizade entre Rotários – e não só –, o Núcleo Bike do Rotary Club de Setúbal, rapidamente se consolidou e, dos encontros semanais para passeios pela cidade e pelo campo, iniciaram o projeto “Caminho de Santiago”.
Nascido do espírito de aventura e da vontade de alcançar desafios e promover a partilha de Rotary mais além, o projeto de fazer o caminho até Santiago de Compostela começa a tomar forma no início do ano, sendo junho a data planeada para a partida. Dia 22 de junho deu-se a partida de Setúbal em direção ao Porto, de onde seguiram, por Vila Nova de Gaia, pelo Caminho Central Português, via Barcelos, Ponte de Lima, Valença, Santiago de Compostela até Finisterra.
Os companheiros José Coelho, Frederico Nascimento, José Florido Silva e Aida Silva, pedalaram durante seis dias e aproximadamente 240 quilómetros, por estradas principais e secundárias, caminhos de pedras e acessos difíceis, atravessaram lindos e verdejantes vales, rios e lagos, sempre acompanhados pela sua equipa de apoio, da qual faziam parte cônjuges e amigos.
Pelo caminho, claro, depararam-se com alguns contratempos técnicos como furos, caminhos que obrigaram a carregar a bicicleta em ombros e quedas (poucas) que rapidamente foram ultrapassados não desviando o grupo do seu objetivo.
Houve igualmente oportunidade de visitar locais muito bonitos e simbólicos culminando com a catedral de Santiago de Compostela e o Cabo Finisterra, com a sua avassaladora vista panorâmica.
Porém, o mais importante do caminho foi a oportunidade de (re)encontar outros companheiros Rotários, como aconteceu nas visitas ao Rotary Club de Vila Nova de Gaia, onde encontraram a sua Presidente, Companheira Ana Margarida Povo e o Past-Governador Artur Lopes Cardoso; ao Rotary Club de Barcelos, onde foram recebidos pela Presidente Manuela Briote e outros companheiros; ao Rotary Club de Ponte de Lima, com a simpatia contagiante da Presidente Cristina Cunha a dar as boas vindas; ao Rotary Club de Valença onde seu Presidente Tiago Alves, saudou o grupo comum brinde e a tradicional forma minhota de boas vindas; Coimbra com almoço com o companheiro José Carvalho Rolim, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) e, também, de terem oportunidade de conhecer novas pessoas e fomentar amizades, como aconteceu com os peregrinos com quem se iam cruzando ou com um fotógrafo do site oficial do Caminho, que, interessando-se pela missiva e pelo Rotary, fotografou a equipa para uma sua publicação.
Chegados a Compostela, com a alegria e o prazer terem realizado o plano de há meses e sentirem que, vencendo dores, cansaço e calor, estavam bem vivos e fortes, mais amigos e mais solidários e agora com uma história comum a ligá-los, seguiram, determinados, para o fim da jornada, em Finisterra, onde chegaram no dia 1 de julho ao Km 0. Missão cumprida!
Promoveu-se a sua imagem, fez-se novos amigos, visitaram-se outros companheiros e clubes, estreitaram-se laços de amizade.
Parabéns a estes Companheiros do Núcleo Bike do Rotary Club de Setúbal e a toda equipa que os apoiou. Que venha a próxima aventura.