por Rui Filipe Gil
Para compreender o nível de fortalecimento dos clubes, importa conhecer os anseios dos companheiros que os integram. Fomos ouvir novos companheiros de clubes jovens e conhecer novos (ou que voltaram à atividade) clubes.
Beatriz Nascimento, Rotaract Club de Tavira
Confesso que não estava à espera de, a meio de uma pandemia, entrar num projeto novo! Acho que foi o facto de não sabermos o dia de amanhã, com tudo o que estava a acontecer à nossa volta, que me fez olhar para os meus objetivos pessoais de outra maneira! Sempre fui uma pessoa muito dotada a novas iniciativas que, com elas e de alguma maneira, podia deixar um pouco de mim nos outros, podia mudar um bocado do que me rodeia para melhor! Soube do Rotaract por uma colega minha e, na altura, até me perguntei: como é que eu ainda não sabia disto? Achei uma excelente maneira de conseguir atingir os meus objetivos de vida. Não pensei duas vezes! Estando em tempo de pandemia e, especialmente em tempo de quarentena, as minhas expectativas não eram altas, mas eram suficientes para meter a mão à obra! Nem as reuniões à distância me desmotivaram! Não estou há muito tempo, mas sinto que a cada reunião a que vou aprendo um pouco mais. Acho que o Rotaract é um excelente projeto para os jovens terem uma participação mais ativa na comunidade, aprendendo a ser líderes e, acima de tudo, para que cresçam com o trabalho em equipa que é feito!
David Belga, Rotaract Club de Parede-Carcavelos
O meu primeiro contacto com Rotary foi num momento de viragem da minha vida. Nesta fase, marcada pela pandemia, procurava a mudança, após vários meses de confinamento, sentia a necessidade de ser mais proativo, tendo foco e objetivos. Foi por coincidência que fui convidado para participar numa iniciativa do Rotaract onde tive a oportunidade de me divertir, conhecer pessoas com os mesmos ideais tendo uma amostra do que podia fazer em Rotary. Suscitado o interesse, procurei descobrir mais sobre o movimento as suas áreas de enfoque e ação junto das comunidades, descobrindo que podia contribuir na construção de um mundo melhor ao mesmo tempo que tinha um enriquecimento pessoal. Julgo que serei bem-sucedido na minha jornada de ajudar a melhorar a comunidade no Rotaract Club de Parede-Carcavelos.
Rafaela Batista, Rotaract Club de Aveiro
O Rotary esteve, desde cedo, intrinsecamente ligado ao meu percurso profissional. Foi enquanto procurava por bolsas de mestrado na área da Paz, no estrangeiro, que conheci Rotary e a sua missão global e foi também assim que mais tarde conheci o Rotaract Club Aveiro. Em novembro do ano passado juntei-me ao movimento Rotário na minha cidade, em Aveiro, e desde então que o Rotary tem sido muito mais do que uma simples etapa profissional. Desde sempre procurei envolver-me na minha comunidade e contribuir para a paz e o seu desenvolvimento, nomeadamente através do voluntariado, realidade até hoje inalterada. O Rotaract Club Aveiro, para além de o incentivar, conseguiu potenciar esta vontade, contribuindo de forma eficaz e duradoura para a mudança local. Além disso, o Rotaract Club Aveiro deu-me a oportunidade de conhecer outras pessoas e fazer amizades pelo mundo, ter uma visão alargada de diversos assuntos, partilhar conhecimento e aprender, organizar atividades/projetos/iniciativas locais, ganhar novas skills e competências interpessoais e acima de tudo, fazer parte da mudança e contribuir para a humanidade. Acredito que a maior recompensa ao participar de forma voluntária em qualquer grupo/iniciativa, é precisamente saber que em algum lugar, a uma certa hora, tornámos a vida de alguém um pouco melhor, sem esperar nada em troca.
Gonçalo Ribeiro, Rotaract Club de Oliveira de Azeméis
A entrada para o Rotaract fez-me encontrar um local onde o debate de temas é uma constante. O querer estar informado e ter um local onde podemos trazer a comunidade um ambiente de respeito e opiniões diversas com tolerância, sem dúvida, que é gratificante. Poder estar mais próximo da comunidade foi o que sempre me cativou no mundo do Rotaract e aqui encontrei o que esperava, estando bastante concretizado com o que tem vindo a ser feito junto da mesma.