Qualquer pessoa que decida organizar um evento sabe que os custos podem ser muitos. Brent Barootes é um especialista em marketing com 25 anos de experiência em consultoria de patrocínios. Entre outros eventos, ele ajudou o Rotary Club de Burlington Lakeshore, Ontário, Canadá, a fazer crescer o “Ribfest” para receber mais de 175.000 pessoas durante quatro dias e servir perto de 70.000 quilos de costelas, conseguindo angariar um total de US$3 milhões para organizações comunitárias e instituições de caridade. Barootes é membro do Rotary Club de Nanaimo, Colúmbia Britânica, Canadá, e co-autor de “Reality Check: Straight Talk about Sponsorship Marketing”, um livro para ajudar a conseguir patrocinadores de eventos. A Revista The Rotarian perguntou-lhe como outros clubes podem fazer o mesmo.
The Rotarian: Como conseguiu encontrar patrocinadores para o Rotary Ribfest?
Barootes: No passado, o Clube tinha uma lista de 30 itens que podiam vender para o evento e alguns espalhados pela cidade. Através do nosso processo de desenvolvimento de ativos de inventário, eles ficaram com mais de 250 itens exclusivos que poderiam ser vendidos (desde um banner a um logo num título web, a nomear num palco, introduzir uma banda e entregaru amostras de produtos), o que aumento muito o número de ativos. Em seguida, determinamos quem era o público-alvo (jovens, pais e famílias) e fomos falar com marcas que estavam a tentar alcançar essas audiências. Isso permitiu que os organizadores determinassem que deveriam gerar cerca de US$375 mil por ano, quase duas vezes mais do que eles geravam antes.
T.R: Quais são outros exemplos de sucesso de patrocínios de eventos?
Barootes: O Rotary Club de Calgary, na Califórnia, organiza um churrasco onde alimentam mais de 18.000 pessoas e que movimenta, em patrocínios e vendas de comida, perto de um quarto de milhão de dólares por ano. A maioria dos torneios de golfe ou eventos desportivos não poderiam sobreviver sem patrocinadores. Eventos de gala do Rotary exigem receita de patrocínio.
T.R. Quais são as razões para uma empresa patrocinar um evento?
Barootes: Para alcançar um público específico. Para algumas é para direcionar clientes para as suas lojas. Para outras é para gerar leads. [potenciais clientes]. Para outros poderá ser para lançar um novo produto. Mas para muitos patrocinadores, trata-se de envolvimento de funcionários e de oferecer oportunidades de voluntariado para o staff. Muitas vezes os investimentos em patrocínio vêm de um orçamento de Recursos Humanos versus orçamento de marketing.
T.R. Como sabe que ativos tem que vender aos patrocinadores?
Barootes: É preciso olhar profundamente para o evento e para a organização. Tirar as palas dos olhos. Pedir ideias aos patrocinadores. Nem tudo pode ser vendido, mas nunca tire nada da sua lista de ativos. Inclua todas as ideias que tiver. Olhe para o digital, olhe para o seu Clube. Talvez um patrocinador do evento possa ser palestrante no seu Clube.
T.R. Que conselho pode dar aos Rotários que estejam à procura de patrocinadores para eventos?
Barootes: O mais importante, saber que aquilo que temos tem valor. Quando acreditamos que aquilo que estamos a vender às empresas, vai ajudar a fazer crescer o seu negócio, vamos ser bem-sucedidos. É preciso mostrar retorno sobre o investimento. A segunda coisa é saber o que realmente temos para vender. Faça um abrangente inventário de ativos. Vai ficar surpreendido com coisas que nunca achou que pudessem ter valor.
Texto de Frank Bures
The Rotarian
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