A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) está a enfrentar desafios e progressos na execução da sua estratégia e é importante apresentar uma visão equilibrada da situação aos associados do Rotary.
Notícias positivas
Fizemos um progresso extraordinário no esforço global para erradicar a pólio, alcançando uma redução de 99,9% nos casos de poliovírus selvagem desde 1988.
O vírus selvagem da pólio continua endémico em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.
Mais de 20 milhões de pessoas estão vivas etêm capacidades motoras hoje graças aos esforços do Rotary e dos nossos parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.
Apenas seis áreas geográficas são responsáveis por quase 80% do poliovírus no mundo (a partir de 8 de outubro de 2024): Afeganistão, Paquistão, leste da República Democrática do Congo, norte do Iémen, norte da Nigéria e centro-sul da Somália. Estas são as chamadas “geografias consequentes”, são os motores da transmissão do poliovírus e são afetadas por conflitos, crises humanitárias complexas, geografias remotas e culturas conservadoras. Estão a ser implementadas estratégias adaptadas nestas áreas, incluindo a oferta de serviços adicionais para satisfazer as necessidades da comunidade, a realização de campanhas multi-antigénios com vacinas contra a poliomielite e outras vacinas, o aumento dos locais de vigilância ambiental para detetar rapidamente o vírus e o trabalho para melhorar a imunização de rotina.
Os surtos de poliovírus selvagem de tipo 1 no Malawi e em Moçambique, provenientes de um vírus importado do Paquistão, foram encerrados com sucesso em maio de 2024, marcando uma conquista significativa nos nossos esforços de erradicação.
A diversidade genética do poliovírus selvagem de tipo 1 no Afeganistão e no Paquistão continua a ser de um só tipo, o que constitui um sinal de progresso.
Uma pausa humanitária de 1 a 12 de setembro de 2024 em Gaza permitiu a realização de uma campanha de imunização em resposta à deteção da variante do poliovírus de tipo 2 numa criança e em amostras de esgotos. Uma segunda campanha está programada para começar a 14 de outubro. O Rotary forneceu 500.000 dólares à Organização Mundial da Saúde para financiar a resposta ao surto.
Houve uma redução ano a ano na variante do poliovírus tipo 2 desde 2022.
Mais de um bilião de doses da nova vacina oral contra a pólio tipo 2 (nOPV2) (introduzida em março de 2021) foram administradas e contribuíram para a redução dos casos da variante do poliovírus tipo 2. A República Democrática do Congo, um dos motores de transmissão da variante do poliovírus de tipo 2, registou progressos significativos no abrandamento da transmissão, tendo os casos diminuído de 372 em 2022 para 12 em 8 de outubro de 2024.
Desafios
A Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite (GPEI) continua a operar em alguns dos ambientes mais desafiantes do mundo, incluindo áreas afetadas por conflitos, crises humanitárias complexas, geografias remotas e culturas conservadoras.
Estamos cientes da recente decisão política do governo de facto do Afeganistão de conduzir campanhas de poliomielite “mesquita a mesquita” em vez de “casa a casa”. Continuamos a trabalhar com os nossos parceiros e as autoridades nacionais para otimizar a modalidade de vacinação escolhida, de modo a implementar um programa que possa chegar ao maior número possível de crianças e erradicar a poliomielite no Afeganistão.
No Paquistão, tem-se registado um movimento populacional sem precedentes devido ao repatriamento de refugiados afegãos para o seu país de origem, o que dificulta a vacinação das crianças que se deslocam. Nas comunidades com poucos serviços, há grupos de pessoas que resistem à vacinação para potenciar os seus pedidos de serviços adicionais. O programa da pólio está a trabalhar para mapear o movimento da população e integrar o programa da pólio com outros serviços para satisfazer as necessidades da comunidade.
Embora o número de casos da variante do poliovírus de tipo 2 tenha diminuído de ano para ano desde 2022, o número de países afetados pela variante do poliovírus de tipo 2 manteve-se estável.
Dada a atual epidemiologia do poliovírus selvagem e da variante, a estratégia 2022-2026 foi prolongada até 2029. A estratégia tem dois objetivos: 1) interromper a transmissão do poliovírus selvagem até ao final de 2025 e certificar a sua erradicação até ao final de 2027 e 2) interromper a transmissão da variante do poliovírus de tipo 2 até ao final de 2026 e certificar a sua eliminação até ao final de 2029.
Um orçamento plurianual revisto até ao final de 2029 será discutido no Conselho de Supervisão da Poliomielite a 16 de outubro de 2024. O orçamento atual para 2022-2026 é de 4,8 mil milhões de dólares, dos quais existe um défice de financiamento de 980 milhões de dólares. O orçamento proposto para a estratégia alargada 2022-2029 é de 6,9 mil milhões de dólares.
Incentivar o apoio contínuo dos rotários
– A erradicação da pólio é a principal prioridade humanitária do Rotary.
– Somos a organização que teve a audácia de assumir um esforço global para proteger crianças de todo o mundo de deficiências ou até mesmo da morte causada pela pólio, e somos a organização que tem a tenacidade de terminar o trabalho e manter nossa promessa às crianças de todo o mundo.
– Vamos lutar ativamente pelas duas metas do Plano Estratégico da GPEI.
– Os rotários aproveitarão os seus pontos fortes e continuarão a arrecadar fundos, promover a causa e aumentar a conscientização em prol de um mundo livre da pólio.
– Os rotários são incentivados a apoiar a campanha de arrecadação de fundos EndPolioNow e ajudar-nos a alcançar a meta anual de 50 milhões de dólares