Meus caros Companheiros Rotários.
Ao entrar no ano de 2017, também entramos no segundo ano da iniciativa que é conhecida por Metas do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Estas metas, geralmente chamadas de SDGs, referem-se a uma lista de 17 áreas onde pessoas de todo o mundo se podem unir para enfrentar os desafios económicos, políticos e sociais mais preocupantes. É uma lista extremamente ambiciosa, e assim tem de ser. O fim último destas metas é nada menos que a paz, a prosperidade, a segurança e a igualdade para toda a humanidade.
Como é que cada se começa a abordar um projeto como este? No Rotary, a nossa resposta é simples: um passo de cada vez. Estas metas não são nada de novo para o Rotary: Elas já estão refletidas nas nossas quatro áreas de foco. Também sabemos que todas estas 17 metas, tal como as nossas seis áreas de foco, estão entre si relacionadas. Não se pode estar de boa saúde sem água potável. Não se pode ter água potável sem um bom sistema de saneamento. Um bom sistema de saneamento, por seu lado, ajuda a manter as crianças na escola, e isso impulsiona a educação que, por seu lado, desenvolve a prosperidade económica e a saúde. Quando falamos de desenvolvimento de todo o planeta, nenhum indicador, nenhum objetivo, nenhum país existe isoladamente. Para se conseguir um progresso efectivo e duradouro, temos de avançar todos juntos.
A ideia da sustentabilidade é fundamental para os SDGs – assim como para o nosso serviço no Rotary. Sustentabilidade significa simplesmente fazer progressos que possam perdurar. Significa não só cavar um poço, mas assegurar que a comunidade o pode manter a funcionar. Significa não apenas montar um acampamento de saúde durante uma semana, mas ensinar os trabalhadoresda saúde locais. Significa fortalecer famílias e comunidades de modo a que assumam nas suas próprias mãos o seu futuro, dando-lhes as ferramentas de que precisam para isso.
A sustentabilidade tem estado sempre no centro do nosso pensamentose no Rotary. Estamos presentes há quase 112 anos e esperamos poder continuar por muitos mais. Já vimos as diferenças que o nosso trabalho provocou: na saúde, na educação, na água e no saneamento, e, claro, nos nossos esforços no sentido de acabar com a pólio.
A erradicação da pólio é o nosso mais instante e sustentável serviço: um projecto que, quando terminado, beneficiará o mundo para sempre. E estes benefícios vão muito para além da erradicação de uma única doença humana. A economia de custos estimada que veremos assim que a pólio for erradicada é de cerca de 1 bilhão de dólares por ano. Trata-se de dinheiro que pode ser reaplicado em orçamentos na área da saúde pública e diretamente noutras áreas, provocando que o bom trabalho de agora leve amanhã a um mundo mais saudável.
JOHN F. GERM
Presidente 2016-2017, Rotary International
Sem comentários! Seja o primeiro.