CAROS COMPANHEIROS ROTÁRIOS,
Entrei para o Rotary como engenheiro. Nas engenharias há tantas especializações quanto as possíveis classificações no Rotary, mas eu sou engenheiro mecânico. Um engenheiro mecânico faz os cálculos do aquecimento e do arrefecimento referentes a uma nova construção, certifica-se que as luzes corretas são colocadas nos lugares corretos, e delineia as canalizações de forma a que a o cano com a água quente não termine numa fonte de água própria para beber.
Os engenheiros mecânicos não se destacam na multidão, e não chamam a atenção sobre si mesmos com o que estão a fazer. Provavelmente nunca perdeu muito tempo a pensar sobre os engenheiros que terão desenhado o edifício que utiliza, ou o automóvel que conduz, ou mesmo as sinalizações do tráfego que segue. Mas, sempre que entrar num elevador, ou sempre que ligar a chave da ignição do seu carro, ou quando atravessar a rua quando o semáforo estiver verde, lembre-se de que na base de tudo isso esteve algum engenheiro para si de todo desconhecido. Confia que o seu elevador abrirá a porta no andar que quer. Confia em que o seu carro arrancará e parará como devido. Confia que o semáforo passará a vermelho apenas depois de se apagar a luz verde para os peões. Todos os dias você coloca a vida nas mãos de gente cujos nomes desconhece e que, se calhar, jamais conhecerá pessoalmente. Pode ser que nunca pense sobre essas pessoas – mas o certo é que elas tocam as nossas vidas todos os dias.
Poderia traçar o mesmo paralelo quanto a toda e qualquer outra actividade profissional – ordinariamente ocupações com a mesma faceta de impacto na mudança da vida de cada um. De muitas maneiras – algumas das quais vemos e outras não – as nossas profissões permitem-nos ajudar outras pessoas a viverem melhor, mais seguras e mais saudáveis.
Tal qual ao trabalho que fazemos no Rotary.
Através da nossa profissão e nos nossos Clubes, nas nossas comunidades, e atravessando continentes, tocamos as vidas de pessoas que nem sequer conhecemos e se calhar jamais iremos conhecer. E em toda a parte do mundo, em cada dia, quer as pessoas saibam disso ou não, as pessoas estão a viver com melhor qualidade de vida, mais seguras e mais saudáveis graças ao trabalho do Rotary.
As pessoas a quem ajudamos podem jamais ter-se encontrado com um só Rotário que seja. Podem até nem sequer saber que o Rotary existe. Mas a verdade é que estão a beber água potável a partir de um poço aberto pelo Rotary. Estão a aprender a ler usando livros que foi o Rotary que lhes ofereceu. Estão a disfrutar de uma vida melhor, mais feliz e mais saudável – porque o Rotary está ao Serviço da Humanidade.
Veja na Internet os discursos e notícias do Presidente do R.I., John F. Germ, acedendo a <www.rotary.org/office-president>.
JOHN F. GERM
Presidente 2016-2017, Rotary International
Sem comentários! Seja o primeiro.