Constituídos por pessoas de diferentes países, os grupos de companheirismo são uma importante componente do movimento rotário global, uma inigualável oportunidade para fazer novas amizades, praticar passatempos, trocar experiências ou simplesmente falar do Rotary. A sua existência é tão notável que o Rotary International dedicou-lhes o tema de junho, o “Mês dos Grupos de Companheirismo”.
Existem mais de oitenta grupos dedicados a temas tão diversos que alguns poderão despertar-lhe algum interesse: Advogados; Cruzeiros; Uísque; Automóveis Antigos; Aviação; Barba e Bigode; Cerveja; Ciclismo; Vida Selvagem; Cultura Latina; Distintivos do Rotary; E-Clubs; Educadores; Escotismo; Esperanto; Autocaravanas; Ex-Governadores; Fotografia; Genealogia; Golfe; Jazz; Livros Antigos e Raros; LGBT; Meio Ambiente; Motociclismo; Música; Polícias; Profissionais da Saúde; Radioamadorismo; Maratonistas; Negócios; Solteiros; Surfe; Ténis; Comboios; Veteranos do Serviço Militar; Viagens e Hospedagens; Vinho e Ioga, entre muitos outros. Alguns usam as suas atividades para servir onde necessário.
Não é por acaso que junho é também, habitualmente, o mês da Convenção Internacional do Rotary International, onde reúnem dezenas de milhares de Rotários e Rotárias provenientes de todo o globo. Quem teve o privilégio de estar presente num desses eventos, sabe como é incrível passear pela Casa da Amizade, um enorme espaço com centenas de stands de organizações parceiras e de Grupos de Companheirismo que aproveitam a ocasião para conhecerem e reverem companheiros e companheiras de outros continentes. Nesse momento, atestamos o quanto o Rotary é internacional.
Como organizações independentes, funcionando sob autorização do Rotary International, os Grupos de Companheirismo são fundamentais para alavancar projetos humanitários internacionais, conhecer e abraçar diferentes culturas, fazer novos contactos, desenvolver novas competências de liderança e até enriquecer currículos profissionais.
O processo de adesão é simples, bastando encontrar a lista completa no sítio oficial do Rotary International – rotary.org – e, a partir daí, entrar na página do Grupo de Companheirismo desejado para conhecer todos os pormenores.
José Alberto Oliveira