A violência contra os jovens é, atualmente, um fenómeno com frequência e intensidade preocupantes, quer em contexto familiar (muito associado à violência também contra as mulheres-mães), quer em contexto do namoro e ainda a que tem lugar nas escolas, sob a forma de bullying. Trata-se de um fenómeno global (relatório do UNICEF de 2019), nacional e local ao nível também do concelho de Vila Nova de Gaia. A Câmara Municipal, tal como o Rotary Club de Gaia Sul, está atenta a esta situação e implementou o projeto Gaia Protege +, que consiste num conjunto articulado de iniciativas visando mitigar/prevenir este fenómeno. Serão realizadas ações de sensibilização, informação e formação quer nas comunidades locais ao nível das freguesias quer nas escolas, e dirigidas aos jovens e aos pais/encarregados de educação. A experiência recolhida até agora recomenda a utilização de apartamentos devidamente mobilados para onde possam ser transferidas temporariamente as famílias (filhos com as respetivas mães) vítimas de violência doméstica, garantindo, assim, uma redução do perigo. A Câmara Municipal avançou com o projeto + Autonomia que consiste na disponibilização, a título gratuito gratuito e numa primeira fase, de dois apartamentos completamente mobilados e, mais tarde, um terceiro. O clube de Gaia Sul adquiriu o mobiliário e equipamentos para os dois primeiros apartamentos, complementando assim o investimento da autarquia, cujas possibilidades se encontram manifestamente reduzidas por via dos enormes apoios sociais prestados no contexto da pandemia. Este projeto proporcionará uma inserção social qualificada e garantirá um contributo mais são e de maior valia para o desenvolvimento das gerações futuras.
A parceria entre o Rotary Club de Gaia Sul e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi assinado no dia 11 de maio, dia do 31.º aniversário do clube, numa cerimónia que contou com a presença do Governador à data, Sérgio Almeida. Apenas 15 dias depois desse ato, foi rececionado o equipamento e o mobiliário para as casas abrigo, cuja montagem foi executada por alguns companheiros e pelo Past-Governador
Sérgio Almeida. O investimento total foi de 10 mil euros e contou com o apoio da The Rotary Foundation. O projeto envolverá cerca de 40 jovens/ano, estando já em apreciação as primeiras seis candidaturas.