Por Miguel Rijo
A promoção da paz faz-se com atos, mas também com a divulgação de ações diferenciadoras. O “passar a palavra”, a divulgação da marca e objetivos de Rotary é, hoje, delineada em termos internacionais. Trabalhamos para a paz e, por meio da revista, divulgamos e incentivamos outros a fazer o mesmo.
Fevereiro é mês de aniversários em Rotary. Completam-se 116 anos sobre a fundação de Rotary, no mesmo mês que a ideia de criação da revista Portugal Rotário completa 86 anos. Não se pode falar da sua génese sem se falar do seu criador, o companheiro José da Cruz Filipe, do Rotary Club de Lisboa, que na década de 1930, promoveu a divulgação da comunicação Rotária e teve a iniciativa de o fazer através de uma revista nacional e que, não obstante ser de iniciativa do então Distrito 196, chegasse a todos. Foi a 3 de fevereiro de 1935 que se encetaram os trabalhos para tal.
Em tempos de censura e com a demora no seu processo de legalização, astutamente, os conteúdos e informação que deveriam sair na revista, foram incluídos num suplemento ao Boletim informativo mensal do clube de Lisboa, o que aconteceu entre junho de 1936 e 1939, com a edição de quatro suplementos.
É em abril de 1940 que surge a primeira edição da revista oficializada, com publicações até 1945, altura em que foi interrompida, com a saída do companheiro José da Cruz Filipe.
Anos mais tarde, sob impulso inicial do Rotary Club Porto, que passa a publicar um Boletim regular, e em seguida por iniciativa do PGD Mário Luís Mendes (1981-82), membro do Rotary Club de Coimbra, o clube de Coimbra assume a responsabilidade da edição da revista, com a participação de outros clubes. Porém, dado o insucesso do modelo adotado – responsabilidade de edição rotativa entre todos os clubes – só saíram duas edições, somando-se às quatro anteriores da história da revista.
É em 1983-84, com a criação de um novo distrito Rotário em Portugal (D197) e com o seu primeiro Governador, o companheiro Nuno Argel de Melo, do Rotary Club de S. João da Madeira, que se retoma o tema da redinamização da revista Portugal Rotário, saindo a primeira edição (abril/maio 1984) desta nova era, na I Conferência do Distrito 197, em Viseu, sendo o seu editor Argel de Melo, verdadeiramente o primeiro editor da revista, e o diretor Octávio Filgueiras, mantendo-se o modelo com edições regulares.
A 1 janeiro de 1987 a revista passa a ser considerada como Revista Regional Oficial do Rotary, estatuto que ainda hoje mantém. A 25 fevereiro de 1989, com a sua constituição, a Associação Portugal Rotário passa a deter o título da revista e a assumir a responsabilidade pela sua edição regular e cumprimentos pelas demais normas que regem a atividade de imprensa. No ano de 1994, e com o falecimento do seu primeiro editor – Nuno Argel de Melo – a função de editor/diretor foi assumida pelo PDG Artur Lopes Cardoso, do Rotary Club de Vila Nova de Gaia. Recentemente, as funções foram assumidas pelo companheiro Francisco Queiroz, do Rotary Club de Carnaxide, e, agora, assumidas pela companheira Cláudia Oliveira, do Rotary Club Arouca.
Já fomos bimensal, agora (desde 2010) temos a responsabilidade de produzir a revista mensalmente, estreitando laços e proximidade com os clubes.
Hoje, com novo corpo redatorial, mantendo a sua génese, procura igualmente dar destaque às novas gerações e aos seus projetos, alinhando-se igualmente com as suas congéneres no mundo sob orientação estratégica de RI.
A revista Portugal Rotário, parte do Rotary Global Media Network, é o órgão Rotário oficial para todos os países e territórios de língua portuguesa, com exceção do Brasil. Todas as suas edições são remetidas aos Rotários de Portugal, assim como para todos os Rotary Clubs de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (os de língua portuguesa), Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Somos, como o leitor vai ver mais à frente nesta edição, parte integrante de um movimento que não cessa de girar e que, volta atrás de volta, faz a diferença.
As revistas Rotary licenciadas são uma maneira fácil de se manter informado sobre o Rotary. Em cada edição, encontrará notícias Rotárias locais e histórias internacionais. Ao ler sobre projetos de clube bem-sucedidos em todo o mundo, pode obter novas ideias para o seu clube, dinamizando mais e melhores iniciativas, que também elas poderão ser divulgadas na revista. A cada projeto diferenciador, trabalhamos na promoção do bem-estar social e da paz.
Sem comentários! Seja o primeiro.