ORotary Club de Ansião é apadrinhado pelo Rotary Club de Pombal e foi admitido em Rotary Internacional a 28 de janeiro de 2004, com a inscrição de 21 companheiros. O Rotary Club de Ansião formalizou, em junho de 2010, a geminação com o Rotary Club de Santos (Brasil) e com o Rotary Club de São Vicente (Brasil), mantendo-as ativas.
Estes companheiros passaram a constituir o quadro Social do Clube com o compromisso rotário de “Dar de Si antes de pensar em Si” em prol da sua comunidade e do mundo, com vista a uma melhoria das condições de vida das populações, em áreas de enfoque tão distintas como: a paz e resolução de conflitos, a prevenção e tratamento de doenças, a água potável e saneamento, a saúde materno-infantil, a educação básica e alfabetização, o desenvolvimento económico e comunitário e a defesa do meio ambiente.
No dia do Clube é norma atribuir-se o reconhecimento do mérito institucional ou profissional na comunidade pela conduta exemplar e na relação com os outros.
De acordo com a Missão do Rotary Internacional o Rotary Club de Ansião procura servir o próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.
Anualmente, o Clube envolve-se na comunidade, atribuindo:Prémios escolares aos melhores alunos do concelho, ao nível do 2º e 3º ciclo e do secundário, com a parceria da Caixa de Crédito Agrícola de Ansião;Bolsas de estudo aos alunos carenciados do concelho, com o apoio dos alunos da Universidade Sénior de Rotary de Ansião e, nos últimos dois anos, da Câmara Municipal de Ansião, num total geral de 44 bolsas atribuídas, desde 2011-12;Cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho, através da angariação de bens alimentares nos estabelecimentos comerciais.
Universidade Sénior
Em fevereiro de 2009, o Rotary Club de Ansião criou a Universidade Sénior de Rotary de Ansião, numa parceria com a Câmara Municipal, para um efetivo de 35 alunos. A mesma manteve-se ativa até março de 2020, aquando do início da pandemia, com um total de 38 alunos, tendo o compromisso de ser uma entidade de ensino sénior vocacionada para a ocupação dos tempos livres das pessoas que se sintam motivados para a aprendizagem, mantendo o seu dinamismo intelectual e físico, adquirindo conhecimentos em múltiplas áreas, que incentivem o trabalho em grupo e favoreçam um clima de cooperação, amizade e companheirismo entre os participantes, estimulando, gradualmente, a participação em atividades paralelas, como sejam, a participação em debates, colóquios e visitas de estudo.
O Clube participou na organização do VIII encontro de Universidades Seniores de Rotary, em 28 de abril de 2012, em Ansião, com a participação de 773, de 19 Universidades, tendo o Município apoiado e disponibilizado o Centro de Negócios do Camporês, para o evento.
A nível desportivo, o Rotary Club criou também a modalidade da Bóccia Sénior com a inscrição média anual de 12 elementos na secção e na Federação da Bóccia Sénior para efeitos de participação nos campeonatos regionais e nacionais ao nível individual e por equipas. Em 2018 realizou-se em Ansião o Campeonato Regional de Bóccia Sénior, em equipas, no pavilhão de Santiago da Guarda, com a participação de 17 equipas e 58 atletas.
Ao longo dos anos o clube promoveu várias conferências temáticas de sensibilização, abertas a toda a população, realizou visitas a instituições de solidariedade social e a empresas, de acordo com o seu compromisso rotário, na melhoria das condições de vida das populações. Executou atividade gastronómica solidária para apoio de instituição do concelho na aquisição de viatura e desenvolveu várias campanhas de recolha de bens alimentares e de vestuário para apoio na Loja Solidária concelhia.
Apoio à comunidade
Em articulação direta com o município de Ansião, o Rotary Club participou de ajudas técnicas ao Município (camas articuladas) e a uma IPSS do concelho (cadeira de rodas e cadeira de Banho). Também para apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Municipais de Ansião, o clube fez entrega de dois monitores paciente multiparametros, para equipar duas viaturas.
Destaca-se ainda a presença contínua na comunidade através de convites para debate de diversos temas, a participação em festas e feiras para promover o Rotary e realizar campanhas de angariação de fundos para apoios sociais, e a participação em reuniões, assembleias e conferências distritais do Rotary.
Por fim, importa mencionar a participação em projeto de parceria com o Rotary Club de Tomar incidindo no Rio Nabão que, em torno da ideia de “Abraçar o Rio”, pretende organizar atividades concretas que permitam levar as pessoas ao rio e às suas margens, numa perspetiva de perceção do estado de limpeza e de manutenção em que o curso do rio se encontra, sensibilizando para a resolução parcial do problema.
Com o envolvimento dos parceiros e da comunidade em geral, deseja-se atingir um impacto significativo, estimando-se a participação de um conjunto de 2.500 pessoas, 600 dos quais jovens.