Quero começar por expressar a minha profunda gratidão à Companheira Helena Silva, que, com uma dedicação e espírito de sacrifício, conduziu esta publicação durante quase três anos. O seu trabalho incansável, deixa um legado que honraremos e continuaremos a desenvolver.
Neste Mês da Água, Saneamento e Higiene, convido à reflexão sobre a importância deste recurso vital para todos os seres vivos. A água é um direito essencial, uma necessidade universal, e o saneamento adequado é fundamental para garantir a saúde e a dignidade de todas as pessoas.
Como membros de uma das maiores organizações humanitárias do mundo, temos a missão de trabalhar para encontrar soluções sustentáveis que beneficiem as gerações atuais e futuras.
A aprendizagem é outro tema que desejo destacar. A capacidade de aprender, partilhar conhecimentos e evoluir é o que nos torna mais fortes como movimento e como pessoas. Aprendemos para melhor servir. A disponibilidade para o fazermos é fundamental no nosso compromisso com a excelência, especialmente focada no impacto que o Rotary pode gerar nas nossas comunidades.
Desejo que esta revista continue a ser um importante veículo de saber e de inspiração, a unir os membros do Rotary que falam a língua portuguesa e a promover o intercâmbio de ideias e experiências que impulsionam a nossa missão de serviço.
Espero que a nossa Portugal Rotário continue a crescer e a, aumentar o alcance do Rotary. Para isso contamos com a colaboração de quem desejar contribuir com talentos e energia para esta publicação. Juntos, podemos fazer com que cada edição seja uma fonte de orgulho para os nossos distritos e um reflexo fiel dos valores rotários.
Agradeço desde já pela confiança depositada nesta equipa renovada e pelo apoio que, garantidamente, receberemos de toda a comunidade rotária. Vamos continuar a fazer a diferença, a fazer o bem nas nossas comunidades e no mundo, honrando o lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si” e tendo na mente, de forma bem clara, a linda Declaração de Visão do Rotary: “Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.”
José Alberto Oliveira