Por Nuno Guita
Em novembro de 2019, por ocasião de uma deslocação em serviço à Guiné-Bissau, tive a enorme alegria de poder visitar o Rotary Club de Bissau. Foi uma experiência fantástica, aquele acolhimento rotário, enriquecido pela fraternidade e carinho que só um djumbai tropical e a partilha da mesma língua nos podem proporcionar. Tal alegria foi superada apenas, quando poucas semanas mais tarde a companheira Isabel Almeida, Assistente de Governador do Distrito (AGD) no Rotary CLub Bissau, retribuiu a visita ao clube do Entroncamento. Foi, pois, com naturalidade que das diversas e animadas conversas cedo resultou a vontade em materializar projetos Rotários em conjunto. Com pouca disponibilidade financeira, em África cada grão conta e cada gota sacia.
Em contacto com professores e alunos da Faculdade de Direito de Bissau (FDB) e ao visitar o campus, pude verificar o magnifico trabalho que lá se faz para qualificar jovens quadros guineenses. Animado pelo propósito das Comissões InterPaíses (CIP) dos Distritos portugueses em dar um maior impulso à internacionalidade do serviço Rotário, foi na visita à biblioteca, com o diretor da FDB, Alcides Gomes, que surgiu a ideia de um projeto internacional e interdistrital entre os clube de Bissau, do Entroncamento e do Porto, para atualização bibliográfica.
Em estreita coordenação com a FDB, foram então identificadas as necessidades nas áreas da Filosofia, várias disciplinas do Direito, Língua Portuguesa, Ordenamento do Território e do Ambiente. Identificaram-se as editoras Almedina, AAFDL, Coimbra Editora, Edições Colibri, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lidel, ME – Instituto de Cultura e Língua Portuguesa e Porto Editora, cujo apoio agora se irá procurar.
Este projeto em que participam clubes dos Distritos 9101, 1960 e 1970, consiste na aquisição de pouco menos de 50 livros científicos, com um valor aproximado de 2 mil euros. Logo que recolhidos, serão enviados e entregues na biblioteca da FDB para utilização dos estudantes.
Para o desenvolvimento do projeto, tem sido importante o empenho de Isabel Almeida, do Rotary Club Bissau, foi fundamental o incentivo da companheira Mara Rodrigues, Governadora 2019-2020 do D1960, mas também na CIP-PALOP+T, tanto o atual presidente, companheiro Alberto Guerra, e sobretudo a sua antecessora, companheira Cecília Sequeira.
A CIP dos nossos distritos 1960 e 1970 tem vivacidade e convida todos os companheiros e clubes a apoiar a concretização do projeto – já só nos faltam os livros!
Sem comentários! Seja o primeiro.