A evidência da higiene das mãos para controlo da infeção
Por: Maria João Melo Gomes
Rotary Satellite Club of Oeiras-Lean
Porque é que a partilha de conhecimentos sobre a higiene das mãos continua a ser tão importante?
O Dia Mundial da Higiene das Mãos é comemorado anualmente em 5 de maio. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover e apoiar uma cultura de lavagem das mãos, enquanto se aumenta a consciência e a compreensão desta prática eficaz para a prevenção da propagação de doenças.
A maioria das infecções hospitalares pode ser prevenida através da higiene das mãos efetuada no momento correto?
Os dados disponíveis demonstram que o cumprimento das recomendações para a higiene das mãos na prestação de cuidados de saúde continua a ser insuficiente em todo o mundo com uma média de níveis de cumprimento nas unidades de cuidados intensivos até 2018 de 59,6%, e diferenças extremas entre países de elevado rendimento e baixo rendimento 64,5% vs 9,1%.
Em cada 100 doentes internados em unidades de cuidados intensivos, sete, nos países de elevado rendimento; e 15, nos países de baixo e médio rendimento, irão contrair pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde durante a sua estadia no hospital.A maioria das organizações de cuidados de saúde tem um nível intermédio ou superior de implementação da higiene das mãos, para o qual o financiamento dos cuidados de saúde e o nível de rendimento do país são fatores importantes.
Quais os objetivos do Dia Mundial da Higiene das Mãos da OMS?
A campanha global da OMS SALVE VIDAS: Higienize as suas mãos tem como objetivo manter o foco na importância da higiene das mãos em todo o mundo.
Reforçar a aprendizagem e o acesso a recursos inovadores de formação, capacitando os profissionais de saúde a melhorar a higiene das mãos e o controlo da infeção no local da prestação de cuidados.
Sensibilizar para a importância dos conhecimentos e da aprendizagem sobre a higiene das mãos nos momentos certos para prevenir uma série de doenças infeciosas;
Incentivar mecanismos de medição e avaliação do impacto da formação e da educação sobre as normas e práticas de controlo da infeção;
Qual o impacto das infecções hospitalares na Europa?
Cerca de 5 milhões de infeções ocorrem anualmente nos hospitais europeus, o que representa mais de 25 milhões de dias de hospitalização e um encargo económico de 13-24 mil milhões de euros.
Cerca de 70% dos profissionais de saúde não praticam rotineiramente a higiene das mãos, tendo estes profissionais relatado mal-entendidos sobre a relevância e a importância da higiene das mãos na prática clínica quotidiana.
As infeções do local cirúrgico são o tipo de infeção mais frequente nos países de baixo e médio rendimento, com uma incidência conjunta de 11,8%, em comparação com 1,2-5,2% nos países desenvolvidos.