Foi já em 1988 que, inspirada numa acção de vacinação levada a cabo nas Filipinas por um Rotary Clube local, arrancou a iniciativa liderada pelo Rotary International e seus parceiros desde a primeira hora, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o UNICEF e os Centros Americanos de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), que visa erradicar da Terra uma doença infecto-contagiosa, em princípio, sem cura mas tragicamente incapacitante e deformante, quando não mesmo letal, que é a poliomielite. Desde então, pois, o Rotary e os Rotários de todo o mundo têm vindo a estar envolvidos na Campanha de Erradicação Global da Polio, na qual já foram aplicados vários biliões de dólares.
Esta Campanha tem provocado em todo o mundo um dramático decréscimo do número de casos diagnosticados dessa doença, um decréscimo que já ultrapassa os 99%. Com efeito, se, em 1988 tinham sido registados cerca de 350.000 casos de polio, em 2012 já só foram detectados 223, número que ainda mais se reduziu no ano passado.
Historicamente, e por força da Campanha aludida, a América veio a ser declarada pela OMS livre da polio em 1994; já em 2000, trinta e dois países do oriente, incluindo a China e mesmo o continente australiano, foram também assim declarados pela OMS; e a Europa viria a sê-lo também em 2002.
Em 2011, já só existiam no mundo quatro países nos quais o vírus da poliomielite ainda era endémico: a Índia, o Paquistão, o Afeganistão e a Nigéria. Em todos estes países vieram a suceder-se (e em alguns persistem) campanhas sobre campanhas de alerta contra a doença e de vacinação das crianças com menos de cinco anos de idade.
Daqui resultou que, no que se refere à Índia (um dos países mais difíceis nesta matéria, quer devido à sua extensão, quer à enorme densidade populacional, quer às extraordinárias dificuldades no terreno e nas mentalidades que coloca) já foi em 13 de Janeiro de 2011 que registou o último caso de polio. Por assim ter acontecido, a OMS vai muito em breve concluir o processo de certificação destinado a declarar oficialmente a erradicação da doença neste País, o que deverá acontecer até finais do próximo mês de Março.
Vão, pois, restar somente três países com polio endémica, ou seja o Afeganistão, a Nigéria e o Paquistão.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa facilmente transmissível pelo seu vírus, que ataca o sistema nervoso. Em poucas horas pode provocar na pessoa atingida uma paralisia irreversível e pode mesmo matar. Más condições de higiene e de saneamento básico são favorecedoras do seu alastramento e as crianças são as vítimas privilegiadas do vírus.
Prossegue muito activa a Campanha de Erradicação Global da Polio na qual ainda são precisos mais fundos de modo a que seja atingida a meta do ano de 2018 para a declaração oficial da erradicação.
À Campanha outras Organizações têm dado o seu apoio, como são os casos da Fundação Bill & Melinda Gates, de muitos Governos de Países e outras. A sua ajuda, por pequena que seja, importa também.
Torne-se num apoiante da erradicação da polio através do seu telemóvel.
Como se fizesse uma chamada telefónica, marque nele
760 302 013
Se o fizer, mais uma criança há-de ter sido vacinada, em alguma parte do mundo!
Sem comentários! Seja o primeiro.