Por: Mariana Simões – RTC Lisboa-Estrela
Em honra do Dia Internacional da Mulher que se celebra a 8 de março, o RTC Lisboa-Estrela lançou o seu mais recente projeto intitulado “Conversas às Estrelas”. Através deste podcast pretende-se desmistificar Rotary, Rotaract e Interact através de uma outra perspetiva!
Em “Conversa às Estrelas” serão abordados os mais variados temas através da presença de inúmeros convidados e personalidades que partilharão as suas experiências, num ambiente pautado por animação, respeito, sempre com um olhar criativo e jovem! Nesta primeira temporada a temática principal prende-se com entrevistas a mulheres rotárias.
Todos os meses, até julho, sairá um episódio novo! O podcast está disponível em todas as plataformas digitais, como o Spotify, Google Podcasts, Amazon Music, etc.
Interota 2023 levou rotaractistas à Tunísia
Por: Rúben Bento (RTC Tavira) e Sara Andrade (RTC Oliveira de Azeméis)
O Interota 2023, a Convenção Mundial de Rotaract, teve lugar no passado mês de março, entre os dias 2 e 6, em Djerba, Tunísia. Portugal foi um dos países mais representados neste evento, contando com a participação de 14 rotaractistas portugueses de ambos os distritos (1960 e 1970).
Foram centenas de rotaractistas, vindos de cerca de 40 países, que se juntaram num evento recheado de companheirismo, novas experiências culturais e gastronómicas, e, claro, de muita diversão.
São muitos os testemunhos rotaractistas deste Interota 2023 e, de seguida, deixamos-te alguns:
«Ao fim de 16 anos em Rotaract, participei pela primeira vez num evento internacional, com um grupo português e uma equipa organizadora excelente, e com mais de 2 centenas de jovens que partilham os mesmos valores e ideais que eu. Esta experiência levou-me a conhecer uma nova cultura, realidades distintas, locais maravilhosos, uma gastronomia picante, ouvimos vozes inspiradores, e ajudamos num projeto social numa escola, vimos paisagens lindíssimas, sentimos adrenalina, rimos muito, diversão ao máximo, tudo conjugado com amigos que considero família. Um dos momentos mais marcantes foi o projeto social, de pintar uma escola primária, de uma realidade completamente diferente ao que se vive em Portugal. Saímos de coração cheio ao saber que fizemos a diferença na vida de crianças. Não há palavras que consigam descrever o que se vive em Rotaract!»
Ana Gomes – RTC e RC Sintra (D.1960)
«O Interota 2023 foi o meu primeiro evento internacional e colocou a fasquia bem lá no alto. Numa semana dedicada ao Rotaract, esta experiência deu-me novas conexões, novas perspectivas sobre esta grande organização e a variedade de projetos que é possível desenvolver. Mas, acima de tudo, esta experiência fez-me apreciar ainda mais a forma como pessoas de culturas tão diferentes se conseguem unir para um objectivo comum de fazer a diferença no mundo. Acho que qualquer rotaractista deveria passar por esta experiência, participar num Interota, assim que a oportunidade surja. E já há lugar para o próximo!»
João Mota – RTC Pombal (D.1970)
«O Interota foi uma experiência completa que permitiu conhecer a cultura tunisina em todas as suas vertentes, desde a música à gastronomia, tendo sido o ponto alto o de poder adquirir conhecimentos sobre os povos e pessoas que habitam um país com tanta história. Além disso, tivemos a oportunidade de conviver com clubes rotaractistas de todo o mundo, perceber a dimensão do ROTARACT nesses países e o nosso impacto a nível mundial. A partir deste evento criámos laços com pessoas de todo o mundo com as quais partilhamos valores, experiências e gargalhadas! A motivação aumentou ainda mais para continuarmos a fazer o que fazemos, mas agora MAIS e MELHOR!».
Catarina Pinto – RTC Ermesinde (D.1970)
Rota do 70 celebrou Semana Mundial do Rotaract
Por: Pedro Summavielle
A “Rota do 70” é uma atividade que nasceu da ideia de dois rotaractistas do nosso distrito, Joaquim Silva (RTC Estarreja) e Alexandra Cardoso (RTC Aveiro), com base na já existente Rota da Estrada Nacional 2, que liga Chaves a Faro.
Para comemorar a Semana Mundial do Rotaract, que se celebrou de 13 a 19 de março, o Rotaract 1970 organizou um fim-de-semana “Rota do 70” com o objetivo de fazer uma paragem em todos os clubes do nosso distrito, de maneira a dar a conhecer aos participantes cada clube, cada terra, e dar oportunidade aos clubes de interagirem com o distrito.
A “Rota do 70” contou com 13 participantes que visitaram 15 clubes durante todo o fim-de-semana.
Creio que os objetivos propostos foram cumpridos. Para os clubes esta foi uma visita essencial no que toca a incentivar futuras participações distritais e de aproximação com o distrito. A nível pessoal, espero que seja possível fazer futuras edições, inclusive talvez escalar isto para nível nacional com ambos os distritos do nosso país e dar vida à primeira “Portugal Trip” ou “Rota de Portugal”.
Qualquer tipo de atividade que promova o companheirismo e a disseminação dos clubes é essencial para o bom funcionamento do Rotaract no nosso país e espero que a “Rota do 70” tenha servido esse propósito.