Alberto Esteves Guerra
Vice-Coordenador Nacional das CIP
Rotary Club de Oeiras
Grande sucesso da conferência de Lille.
Organizada por iniciativa dosgovernadores dos distritos de Hauts de France e Bélgica-Luxemburgo,com o apoio da Comissão Executiva do ICC (CIP) de Rotary Internacional,a conferência reuniu mais de 1.200 participantes, com o objetivos de:
- Construir a paz fortalecendo a influência do Rotary e das instituições internacionais.
- Confiando na força das mulheres e no ímpeto da juventude.
- Alcançando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Desta importante jornada salienta-se o essencial dos seguintes eixos:
A força das mulheres
“Diante do extremismo violento e do estupro de mulheres como arma de guerra no Kivu do Sul, no leste da República Democrática do Congo, o Dr. Denis Mukwege e a sua equipa “consertam” mulheres mutiladas e as acompanham no seu caminho para a reintegração, no Hospital Panzi, fundado em 1999.
70.000 sobreviventes de violência sexual já foram tratados lá”.
Denis Mukwege, Prêmio Nobel da Paz de 2018, discursou nesta Conferência. Ele afirmou e escreveu no “The Powerof Women”: “Se uma mulher recebe as chaves do poder, é mais provável que lidere as reformas necessárias para tornar o mundo um lugar mais seguro e justo.”
Direitos humanos
“Quatro associações da sociedade civil tunisiana que formaram o diálogo nacional em 2011, após a Primavera Árabe, conseguiram estabelecer um processo eleitoral democrático.
– Em 2015, receberam o Prémio Nobel da Paz, incluindo a Sra. Ouided Bouchamaoui, Presidente da Federação das Indústrias. O SEU DISCURSO NESTA CONFERÊNCIA CENTROU-SE NA PAZ ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO E DA EDUCAÇÃO”.
“A Europa, os seus povos e as suas instituições viveram 77 anos sem guerra. Maria Areia,
Presidente da Comissão dos Direitos do Homem do Parlamento Europeu, recorda:
Ser vital que todos desfrutem da liberdade de pensamento, reunião e crenças.
Ter garantia de proteção legal em caso de opressão para não sofrer nunca o medo e a necessidade.
– Neste momento, saudamos a memória de René Cassin, rotário e sócio fundador do clube de Lille – primeiro presidente do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos – Prêmio Nobel da Paz 1969”.
A contribuição de Rotary
“O Rotary International participou da elaboração da Carta das Nações Unidas e na criação da UNESCO para “salvar as gerações vindouras do flagelo da Guerra“.
“Em resposta à invasão da Ucrânia, a Fundação Rotária de R.I., distritos, clubes, e Comissões Inter-Países forneceram amplo apoio e assistência aos refugiados e à população”.
“O Rotary International contribui para a paz positiva através da sua visão de mundo, através das 7 causas que defende, as suas Comissões Interpaíses, a sua rede de Representantes junto a instituições internacionais, os seus programas de intercâmbio para jovens, as suas Bolsas de Estudo, seus Centros para a Paz, suas Amizades de ação.
Para as Instituições Internacionais, a ambição de transformar o mundo continua a ser possível através da implementação do grande plano de desenvolvimento das Nações Unidas: os objetivos do desenvolvimento sustentável. Um modelo integrador que identifica as modalidades e condições anteriores ao estabelecimento da paz.
O sucesso depende de compromissos firmes e de uma iniciativa global de cooperação civil “sociedade/governo”.
Até lá, os Comités Interpaíses continuarão a construir pontes de amizade, a abrir o canal diplomático para a ajuda, a compreensão e o diálogo em zonas de conflito, a compartilhar suas preocupações com a lealdade e a justiça nas relações humanas e a agir com responsabilidade social. Avançar com outra boa vontade no longo caminho para a paz”.
– Serge Gouteyron
Ex-Vice-Presidente do Rotary International Presidente das Comissões Internacionais 2007/2010 – Presidente Honorário
“A construção da paz é agora vista através de um projeto conjunto de longo prazo entre o Rotary,
o Estado e a sociedade civil na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
das Nações Unidas.
A Paz social através do serviço”.
Expandindo o nosso alcance
“Imagine com a presidente 2022/2023, Jennifer Jones, ROTARY COMO CONSCIÊNCIA MORAL NO CAMPO DA PAZ”.