Por Ana Lucia Pelarigo – Diretcora Pedagógica do Colégio Helen Keller
O Colégio Helen Keller (CHK), fundado em 1955, nasceu de um sonho de três grandes nomes da pedagogia e da medicina em Portugal: Maria Amália Borges, Mário Moutinho e Henrique Moutinho e, assim, desde a primeira hora com o cunho do Rotary.
Foi a primeira escola portuguesa a integrar alunos com deficiência visual, dando cartas no mundo da inclusão, muito antes de a mesma ser socialmente tão valorizada como, felizmente, acontece hoje em dia.
Devido aos desafios inerentes a este contexto inclusivo, o CHK adotou, desde sempre, uma pedagogia construtivista que permita diferenciar o trabalho e garantir abordagens colaborativas que façam convergir os saberes e as capacidades de todos os alunos.
Sendo uma IPSS, o colégio Helen Keller tem uma direção voluntária que, com empenho e altruísmo, colabora diariamente com uma direção executiva e, em conjunto, gerem o dia a dia da escola. Desde a sua formação, o Rotary, e o Distrito 1960 em particular, está inserido na vida do CHK, colaborando e apoiando sob diversas formas: todas as sucessivas direções são compostas por vários rotários; durante alguns anos foram realizadas ações de angariação de donativos; vários rotários (de diferentes clubes) são considerados amigos e presenças assíduas nas atividades comemorativas da escola.
Neste momento, a Direcção é presidida pelo PGD do Distrito 1960 Alberto Maia e Costa e conta, nos vários órgãos sociais, com Companheiros de Cascais-Estoril, Lisboa-Belém, Lisboa e Sintra. A própria Mesa da Assembleia Geral é, também, ocupada por um Companheiro Rotário de Cascais Estoril: António Nunes.
Atualmente, e a caminho das suas sete décadas de existência, o colégio continua a assumir o seu compromisso pedagógico e social para com as crianças com deficiência visual – dispondo, para isso, de uma equipa multidisciplinar efetiva composta por psicólogos, técnicos de braille, técnicos de orientação e
mobilidade, psicomotricistas, terapeutas da fala e ocupacional – mas, acima de tudo, continua a defender a sua missão no que respeita aos valores fundamentais de uma sociedade civilizada.
Os alunos, além do seu desenvolvimento académico, são constantemente desafiados a pôr em prática e a desenvolver alguns dos valores fundamentais como a solidariedade, a tolerância, o respeito pelo próximo e por tudo o que os rodeia…porque além de bons alunos, queremos contribuir para grandes cidadãos, conscientes, ativos, humanizados…
O colégio pretende preparar os seus alunos para o futuro (um futuro que todos desconhecemos), habilitando-os do máximo de ferramentas e capacidades que lhes permitam estar preparados para superar os diferentes desafios que certamente lhes serão colocados. Acreditamos que, mais do que os conhecimentos técnicos, os alunos do séc. XXI precisam de estar à vontade com a capacidade de raciocinar, de descodificar e resolver problemas, de transpor o abstrato para o concreto, alicerçado em boas capacidades relacionais e comunicacionais.
E assim, apostando nos interesses dos alunos – porque acreditamos que crianças felizes aprendem mais e melhor! – vamos criando diferentes ofertas/ desafios que visem o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para o amanhã, na qualidade de futuros cidadãos completos.
Um exemplo neste mês dedicado pelo Rotary à Alfabetização,de ligação intrínseca entre o Rotary e a Comunidade Escolar