Por: Rúben Bento
O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) foi brindado com a entrega de equipamentos e materiais médicos para o bloco operatório, no valor de 70 mil euros, um valor angariado e doado essencialmente por seis clubes rotários.
«Trata-se de um generoso e valioso contributo para apetrechar uma unidade fulcral na atividade do IPO Lisboa e que tem sido objeto de enorme atenção, já que constitui um elemento-chave para o aumento do acesso dos doentes aos tratamentos de que necessitam», afirmou Eva Falcão, presidente do Conselho de Administração do IPO.
Entre os equipamentos doados encontra-se um instrumental laparoscópico para ginecologia e urologia, para cirurgia cardiotorácica minimamente invasiva e para cirurgia endoscópica da tiróide, material este que foi acordado numa reunião, em novembro de 2022, entre rotários de vários clubes e o Conselho de Administração do IPO Lisboa.
Jean-LucLeplat, do Rotary Club de Lille, realçou o trabalho dos «clubes rotários que participaram e de todos os que contribuíram», salientando que «estão contentes por terem escolhido ajudar o IPO Lisboa e, por assim, contribuírem para a melhoria dos cuidados prestados aos doentes».
A ideia do Rotary Club de Lille gerir um projeto em Portugal surgiu no início de 2021, quando o clube francês procurava um novo projeto global a que se pudesse associar. Estando um dos seus membros a viver em Lisboa, surgiu uma nova oportunidade: um projeto no nosso país.
Sabendo da existência de um clube francófono, o Rotary Club de Lisboa Internacional, estabeleceram-se contactos entre os dois clubes e começaram o trabalho a fim de ajudar o IPO Lisboa. Foi então organizada uma reunião com o IPO Lisboa onde ficou estabelecido que o projeto centrar-se-ia na ajuda com material médico, bem como no intercâmbio com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), como Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, com vista à formação de equipas médicas e de técnicos daqueles países. Este é também um projeto que o IPO Lisboa tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. Foi ainda acordada uma visita de trabalho ao Centre OscarLambret, de Lille, com o objetivo de partilha de informação e boas práticas na utilização de técnicas laparoscópicas, de forma a aumentar a eficiência das equipas cirúrgicas nesta área.
Para chegarem ao valor dos 70 mil euros, muitos foram os donativos, tanto dos clubes como a nível individual. Envolvidos neste projeto estiveram o Rotary Club de Lille, bem como o Distrito 1670 (do qual o clube francês faz parte), o Rotary Club de Lille Vauban e seu Distrito 1520, o Rotary Club de Lisboa, o Rotary Club Lisboa International, o Rotary Club Lisboa-Belém e o Distrito 1960, e ainda o Rotary Club de Gent. O projeto contou ainda com a participação do Lyceum Internacional de Lisboa e com donativos individuais.