O momento histórico foi alcançado, a 14 de março, com a assinatura, em reunião zoom, do Protocolo Oficial de Constituição da CIP entre Portugal e a Grã-Bretanha e Irlanda.
A vontade de constituição da CIP, surgiu espontaneamente e já no longínquo ano de 1984, ano em que presidiu à secção Portuguesa, o companheiro Carlos Estorninho. Entretanto, e até hoje, desenvolveram-se as geminações dos clubes: Caldas da Rainha – Hope Valley (adormecida), Guimarães e Leicester, Oeiras e Leads White Rose e Kew Gardens, Portimão e Ivybridge (Devon) e ainda com Narbeth & Withland (adormecidas), S. João da Madeira e St. Pancras (adormecida, tendo o clube sido desativado no final do ano de 2020) e Porto e Bristol.
Na a assinatura Oficial do Protocolo, participaram de Portugal, os Governadores do Distrito 1960, Roberto Carvalho, e do Distrito 1970, Sérgio Almeida, e, da GR&I, os Governadores dos Distritos 1040, Andrew Bateman, D1060, Timothy Bushell, D1070, Peter Berry, D1100, Christopher Firth, D1145, Nick Drake, e D1240, Keith Brownlie.
Participaram os coordenadores nacionais Cecília Sequeira e James Onions, o presidente do Conselho Executivo das CIPs de Rotary, Cyril Noirtin, bem como a presidente da Secção de Portugal, Rosa Saraiva, e da Secção GB&I, Cathy Burns.
Tivemos ainda a participação da Diretora Eleita de Rotary, Nick Scott e do representante da Embaixada de Portugal em Londres, Dr. Ricardo Sousa.