Foram 247 batismos de voo realizados, envolvendo 25 instituições da região centro, uma delas de apoio à terceira idade.
Com o lema “Vamos Voar, as Diferenças Ficam em Terra” e tendo como padrinho o conhecido apresentador de televisão e ator João Paulo Rodrigues, decorreu no Aeródromo Municipal de Leiria entre os dias 22 e 23 de junho a décima edição dos ‘batismos de voo’, numa organização conjunta da Associação Cívica dos ‘Cavaleiros do Céu’, os Rotary Clubes de Leiria (clube que acolheu o evento), Pombal, Ansião, Marinha Grande e Figueira da Foz, com o apoio do Aeroclube de Leiria e vários patrocinadores.
Trata-se de um evento que tem como principal objetivo proporcionar experiências de voo inesquecíveis para crianças com deficiência e, através dele impactar positivamente as suas vidas.
A emoção de voar e ultrapassar limites físicos e emocionais criaram nestas crianças momentos de alegria, superação e até maior facilidade de interação social.
A exemplo de anos anteriores, os voos foram assegurados por pilotos experientes, oriundos da região, mas também de França. O programa contou, ainda, com diversas atividades interativas e animação musical.
Concluído evento, os organizadores, os pilotos, as instituições e os patrocinadores reuniram-se num jantar-convívio.
Uma iniciativa com história
Os batismos de voo, iniciativa criada por Manuel da Silva residente em França e Hélder Monteiro de Pombal, teve a sua primeira edição em 2008, com o objetivo de proporcionar um momento de diversão e fruição para as crianças com deficiência. Foi criada então a Associação ‘Cavaleiros do Céu’ e a sua primeira edição foi a 5 de setembro 2008.
Nos primeiros, anos o evento era realizado de dois em dois anos, devido à dificuldade de angariar apoio financeiro.
A partir de 2014, o evento passou-se a realizar anualmente, interrompido em 2020 e 2021 devido à pandemia Covid-19.
Tendo como elo de ligação ao Rotary, o companheiro Hélder Monteiro, do Rotary Club de Pombal – que tem sido, desde o início, incansável no apoio a este evento, a ação tem reunido nas duas últimas edições o apoio de cinco clubes rotários da região: Leiria, Pombal, Marinha Grande, Ansião e Figueira da Foz. Isto tem permitido ganhar dimensão e visibilidade.
Poderá, no entender da organização, ir mais longe se outros clubes rotários se juntarem e abraçarem este projeto de apoio à integração dos jovens com deficiência.
Na sua nona edição, em junho de 2022, foi possível oferecer batismos de voo a cerca de 280 crianças portadoras de deficiência e mobilidade reduzida, provenientes de instituições de apoio e de centros de acolhimento dos distritos de Leiria e de Coimbra.
O evento é gratuito, contando com a participação, a cada ano, de cerca de 10 pilotos e quatro aviões.
Cada voo tem a duração de 15 minutos e todos os pilotos que participam no evento são voluntários.
Para mais pormenores sobre esta ação: https://cavaleirosdoceu.com/