No passado dia 11 de Março, cerca de oitenta jovens do Rotaract (dos Distritos 1960 e 1970) plantaram 1.500 árvores de espécies autóctones no Monte Barata (propriedade com cerca de 409 hectares, situada em Castelo Branco), uma herdade que é propriedade da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
A ação teve início há um ano, levada a cabo pelas atuais e past-Representantes Distritais, Isabel Rodrigues, Diana Nicolau, Rosana Diaz e Ana Antunes. Na ocasião foram vendidos 300 kits “Rotaract in Rock in Rio”, que incluíam um bilhete para o festival Rock in Rio e uma t-shirt personalizada, resultando numa verba que tornou possível esta plantação e a criação da “Floresta Rotaract”.
Paula Siva, da Quercus, referiu à agência Lusa, que a associação foi contactada pelo Rotaract após a angariação de fundos no festival, e, adiantou, “após a abordagem, aconselhámos que parte da verba fosse destinada para a plantação e outra parte para a manutenção.”
Neste dia, de conclusão do projeto, foi celebrado o companheirismo, a amizade e o ambiente, ficando marcado o início da semana mundial do Rotaract que celebrou, este ano, o seu 49º aniversário.
Em 2,5 hectares de terreno, o Rotaract plantou sobreiros, azinheiros e medronheiros, entre outras espécies da região, deixando assim uma grande marca verde no nosso país e no movimento Rotário. Ficou também o compromisso de durante os próximos dois anos se fazer a manutenção às árvores.
Foi uma atividade apenas possível pela grande adesão de companheiros de todo o país.
Sem comentários! Seja o primeiro.