Por: Maria João Melo Gomes
com Luis Matias, Leonel Madaíl dos Santos, Diogo Bento e Rúben Bento
O Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, em Lisboa, recebeu a Assembleia Distrital de Formação do Distrito 1960 do Rotary Internacional para o ano Rotário 2023-24.Oportunidade para o Governador Eleito (GE) David Valente partilhar com todos os companheiros do Distrito 1960 quem integra a Equipa Distrital, quem são os Governadores Assistentes e os Presidentes dos Clubes que irão trabalhar para “Criar Esperança no Mundo” o lema escolhido pelo Presidente Eleito Gordon McInally.Depois dos Seminários de Formação da Equipa Distrital e dos Governadores Assistentes em 04 de março e do Seminário de Formação dos Presidentes Eleitos em 1 de abrilfoi uma oportunidade para partilhar um dia de formação sobre a Rotary Foundation, os Serviços à Comunidade, a Imagem Pública, os Serviços à Juventude, a Secretaria, a Tesouraria e o Protocolo. A actuação dos alunos do Conservatório Artallisde Loures e da Real Tuna Lusófona – Tusófona animaram os intervalos dos trabalhos.
Enaltecemos a presença do Governado Eleito do Distrito 1970, o companheiro Duarte Besteiro do Rotary Club Gaia-Sul, que saudou os governadores eleitos dos cinco distritos da Zona 20C,três dos quais enviaram mensagens de vídeo gravadas de propósito para esta ocasião, como “Gente de ação com orgulho em ser rotário”
Eis algumas mensagens dos muitos que passaram pelo palco da sessão plenária, o GE David Valente referiu que a melhor forma de conhecer Rotary é criar pontes entre todo o distrito, fazer nascer novas sinergias e assim fortalecer o distrito. O PDG Luis Miguel Duarte sobre o Lema do próximo ano “Criar Esperança no Mundo” e o significado etimológico da palavra Esperança, refere que não basta ficar à espera que algo aconteça é necessário que façamos acontecer, lembrando a razão pela qual nos denominamos Pessoas em Acão.Para o PDG António Mendes a Paz constitui um campo motivador de investigação científica na área das ciências sociais e humanas, para identificar os mecanismos que geram a guerra a fim de encontrar as melhores estratégias para a construção da Paz. E que as Bolsas Rotary pela Paz são um forte contributo para este desígnio. Ser rotário é ser gente que gosta de gente, de toda a gente. E como referiu PGD Luís Miguel Duarte “Entre em Rotary para aprender, saia para servir.”
A representante do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Raquel Raimundo Presidente da delegação sul da OPP,realçou o fato de o tema da Saúde Mental ser um dos principais pontos a trabalhar no próximo ano rotário, não só internamente, mas também para as comunidades onde estamos inseridos, porque em Portugal a prevalência da doença mental é muito elevada e ainda é um tabu, que precisa ser quebrado, trabalhando a saúde psicológica antes de se tornar doença.
A Universidade Lusófona apoia várias iniciativas do D1960 disponibilizando as suas instalações há vários anos, garantindo uma parceria efetiva e duradoura.
O Rotary continua empenhado em contribuir para um mundo melhor, exorta-nos a trabalhar na continuidade, a trazer a saúde mental e a paz positiva para o centro do nosso trabalho, a motivar Pessoas emAcão a apoiar e desenvolver as comunidades onde estamos inseridos.