José Cruz
Presidente da Subcomissão Pólio Plus do Distrito 1970
A poliomielite é uma doença altamente infeciosa que afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio é, geralmente, contraído pela ingestão de água contaminada, que ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia, não havendo cura, a pólio pode ser prevenida através de vacinação.
Ao longo dos anos e em todo o mundo, o Rotary tem mobilizado vários recursos no combate à Pólio, o que tem envolvido e empenhado, também, os clubes do nosso distrito, quer através da consciencialização para a doença, quer através de angariação de incentivos para a erradicação da doença. Todas as atividades significam sensibilização o que, por sua vez, se traduz na angariação de fundos que traduzem em saúde e esperança.
Desde o início da nossa intervenção na luta contra a pólio, as nossas ações já permitiram imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças e acabar com a pólio em mais de 120 países, o que consubstanciou uma redução de 99,9% dos casos de poliomielite, o que é motivo para continuarmos focados e a acreditar neste projeto.
Todos temos a noção que esta causa é transversal, pelo que as ações de sensibilização e angariação de recursos são fundamentais para que nós, Rotários, possamos atingir o nosso objetivo e, dessa forma, concretizar um marco histórico em todo o mundo, através da erradicação da doença, por intermédio da maior iniciativa de saúde pública do mundo.
A Pólio está sempre presente nos nossos planeamentos e projetos, mas, o Dia Mundial de Combate à Pólio, que se assinala no próximo dia 24 de outubro, é a ocasião perfeita para assinalarmos esta nossa causa por todo o mundo. É uma altura em que todos os Companheiros se unem e dão concretização a vários eventos para sensibilização e angariação de fundos, estando previstas, por todo o nosso distrito, várias palestras, sessões de esclarecimento, caminhadas, concertos e diversos momentos que visam assinalar esta data tão importante.
No ano passado, à semelhança dos anos anteriores, houve um grande envolvimento por parte dos clubes e dos Companheiros que demonstraram, uma vez mais, que esta é uma causa muito nobre para todos nós e que vale a pena continuar a lutar pela erradicação da Pólio
Os clubes rotários, em conjunto ou de forma isolada, concretizaram, inúmeras campanhas e ações, desde caminhadas, sessões de esclarecimento, concertos, entre outras atividades, que permitiram uma grande sensibilização para a erradicação da Pólio, mas, também, a angariação de fundos que são essenciais para a continuação dos projetos de vacinação.
Este ano queremos comemorar o Dia Mundial de Combate à Pólio de uma forma ainda mais especial, pelo que, para além de todas as atividades que serão realizadas pelos clubes, desafiamos todos os Companheiros Rotários a assinalarem esta data e a importância da erradicação da Poliomielite, utilizando as redes sociais e os recursos existentes em www.endpolio.org. Não se esqueçam de utilizar as hashtags #EndPolio e #WorldPolioDay para que a partilha tenha um impacto geral e mundial.
O Dia Mundial de Combate à Pólio é, também, a ocasião perfeita para todos refletirmos sobre o progresso feito na luta contra a doença e analisarmos, em conjunto, novas ações a implementar para acabar definitivamente com a paralisia infantil que ainda permanece endémica em 2 países.
Todas as ações são fundamentais para esta causa, pelo que devem também ser partilhadas e registadas na referida página da internet. Este ano, os distritos com a maior percentagem de clubes que registem as suas ações receberão um agradecimento especial do Presidente de RI Gordon Mclnally. Todos juntos, temos a certeza que vamos continuar a fazer desta, uma das nossas causas maiores, com vista à erradicação da Pólio em todo o mundo!