No mês que Rotary dedica à Educação Básica e Alfabetização, convidamos a uma reflexão sobre a importância de incutir valores de empreendedorismo nos jovens, de forma a fomentar a criação de uma sociedade de adultos empreendedores.
A Jornada Mundial da Juventude, que reuniu em Portugal milhares de jovens, colocou em destaque algumas das principais questões que preocupam os jovens e impactam o seu futuro. O empreendedorismo é um desses temas.
Para esta reflexão, publicamos uma entrevista à professora Glória Reino que, desde há muito, se dedica a incluir o tema do empreendedorismo nas escolas.
“Uma educação empreendedora estimula o pensamento crítico, a análise de problemas mais complexos e a busca por soluções inteligentes”, diz-nos, considerando que ser empreendedor “é, acima de tudo, uma atitude perante a vida, uma forma de estar que é apresentada como indispensável para o percurso de qualquer indivíduo e para o desenvolvimento socioeconómico das sociedades”.
O empreendedorismo tem sido, nos últimos tempos, um tema presente em muitas discussões e fóruns de reflexão, de tal forma que muitos tenderão a pensar que se trata de um tema ‘gasto’. Mas está longe de o ser.
Num mundo em constante evolução e desafios complexos, é crucial que a formação dos jovens assente nestes valores. Uma das ferramentas mais poderosas para atingir esse objetivo é a integração do tema ‘empreendedorismo’ na educação, desde os primeiros anos de formação.
Com isto, estamos a capacitar os jovens para que enfrentem a incerteza com confiança e consigam transformar desafios em oportunidades. E esta mentalidade empreendedora gera um impacto positivo em toda a sociedade.
Desde logo, prepara as novas gerações para um mercado de trabalho que é cada vez mais volátil, com os‘empregos tradicionais’ e menos qualificados a serem assegurados pela automatização dos processos, e o nascimento de novas atividades e profissões.
É fundamental que consigamos criar condições para que os jovens estejam preparados para se adaptar, com rapidez, a essas mudanças e, se necessário, criarem suas próprias oportunidades. Desta forma, tornar-se-ão agentes de mudança e inovação, impulsionando o desenvolvimento económico e social.
Além disso, esta educação empreendedora ajuda os jovens a compreender a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social, podendo contribuir para um futuro mais sustentável, mas também mais justo e equilibrado.
Ou seja, a introdução do tema ‘empreendedorismo’ na educação é um investimento valioso para o futuro da nossa sociedade.