De norte a sul do país, foram inúmeros os clubes rotários que devolveram ações de apoio às comunidades afetadas pelos devastadores incêndios que, em setembro, deflagraram em Portugal levando o país a entrar em ‘Estado de Calamidade’.
Arouca foi um dos concelhos fustigados pelos incêndios. O município e a Proteção Civil prepararam zonas de descanso para os bombeiros e para a eventualidade de evacuação de algumas aldeias, contando com o apoio do Rotary Club de Arouca na cedência de atoalhados e artigos de higiene.
Face à gravidade da situação, o Rotary Club de Vila Nova de Gaia lançou prontamente uma larga campanha de recolha de bens alimentares não perecíveis para apoio aos Bombeiros envolvidos nas ações de combate às chamas.
Vastas quantidades e diversidades desses bens foram, em resultado disso, levadas às instalações da Assembleia Municipal local, com destino aos Bombeiros.
Já oRotary Club Águas Santas Pedrouços destinou para apoio aos Bombeiros locais, os fundos arrecadados na participaçãodo clube nas Festas em honra de Nossa Senhora da Natividade, em Pedrouços. Com uma banquinha onde brilharam os crepes,o clube aproximou-se da comunidade e continuou a dar a conhecer Rotary.
Os fundos angariados destinavam-se à preparação dos apoios que é usual serem distribuídos por altura do Natal, através de cabazes de alimentos.
Em Albergaria-a-Velha, o fogo afetou todas as localidades, ameaçando vidas e propriedades. Perante esta tragédia, o Rotary Club de Albergaria-a-Velha mobilizou rapidamente os seus membros para auxiliar o próximo, reunindo todos os esforços de combate ao cenário “dantesco” que o rodeava.Desde a madrugada do primeiro dia dos incêndios, os rotários estiveram na linha da frente, prestando apoio logístico e humanitário. Compreendendo as necessidades urgentes da população, o grupo organizou a angariação de fundos para apoiar os nossos Bombeiros e tratou de estar sempre pendente de qualquer necessidade que estes tivessem. Além disso, o Rotary Club colaborou com outras entidades locais, oferecendo suporte em atividades de socorro e orientação à população.
Campanha
O Distrito 1970 do RotaryInternational– com o apoio do Distrito 1960 – lançou uma campanha global para ajudar as vítimas a reconstruírem as suas vidas.
Esta campanha solidária visa fornecer apoio imediato e essencial. As doações arrecadadas serão distribuídas pelos Rotary Clubs das áreas mais afetadas, que as utilizarão para adquirir mobílias, eletrodomésticos e bens de primeira necessidade, permitindo às famílias começar de novo.
Os rotários mantêm-se atentos às necessidades contínuas da comunidade, reforçando que a ajuda não termina com a extinção das chamas. Através de iniciativas futuras, o Rotary pretende continuar a apoiar a recuperação das áreas afetadas.
Os incêndios trouxeram não só a perda de bens materiais, mas também uma profunda dor emocional e incerteza quanto ao futuro. Através desta iniciativa, o Rotary não só oferece apoio material, mas também uma mensagem de esperança e solidariedade, mostrando que, juntos, podemos fazer a diferença.
O Distrito rotário apela à generosidade de todos os rotários, amigos e simpatizantes da nossa missão. “Cada contributo é um gesto de esperança para aqueles que perderam tudo e um passo firme no processo de reconstrução.”
Como Contribuir:
IBAN: PT50 0010 0000 4733 7350 0043 8
SWIFT: BBPIPTPL
BANCO BPI / PORTUGAL