Por Alberto Esteves Guerra
A VOSSA SOLIDARIEDADE, uma vez mais, FEZ A DIFERENÇA num PAÍS dos PALOP.
Após as devastadoras chuvas que, no final de dezembro de 2021, caíram sobre a ilha de São Tomé, cidadãos reocupados e solidários, entre os quais Comp.os Rotários, deslocaram-se ao Distrito de Lembá, Cidade de Neves, a zona norte da Ilha, para perceber a dimensão dos prejuízos causados aos cidadãos. No entanto, diz-nos o nosso Comp.º Flávio Pinto do Rotary Club de S. Tomé Ossobô, «nada fazia pensar numa realidade tão catastrófica».
A devastação acabou por atingir os reservatórios de água, construídos em 2017, que alimentam a cidade Neves e arredores.
Neste preciso momento, diz-nos Flávio Pinto : «o que mais falta faz à comunidade é “apenas” ÁGUA.»
Perante o apelo da Irmã Lúcia, da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, responsável pelo Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá (PDIL) e pela Congregação em S. Tomé e Príncipe, residente há mais de 22 anos no país, percebemos a fragilidade e o desespero vividos nestes dias.
Assim, a CIP Portugal /Palop de imediato encetou esforços no sentido de dar corpo ao apelo da Irmã Lúcia e dos Clubes Rotários de S. Tomé, para reabilitar a rede de abastecimento de água e construir depósito de água em condições de segurança, ou seja, para não ser destruído em próximas cheias. Serão beneficiadas cerca de 1800 crianças e 250 idosos. O orçamento que nos foi transmitido pela Congregação foi de 5 300 € e as obras começaram no início de março 2022.
A campanha de angariação de fundos, lançada a 22 de fevereiro, foi autorizada no D. 1960 pelo nosso Comp.º Governador Paulo Martins e transmitida à coordenadora nacional das CIP.
Os Rotários do Distrito 1960 manifestaram a sua solidariedade e a 8 de março tínhamos ultrapassado a nossa meta.
Na conta da Congregação estão agora 7 210 Euros. Em nome da CIP Portugal/Palop, uma saudação fraterna e um grande OBRIGADO, a todas os Rotários(as) e Clubes que contribuíram para esta causa: R. C. de Ponta Delgada (Comp.s: José Braz, Carlos Arruda e outros); Comp.ª Marie-Douce – (R. C. de Lagos); R. C. de Oeiras; Comp.º Fernando Mendes Cruz; R. C. Praia da Rocha; Comp.º João Faustino (R. C. de Almada); Rotary Club de Lisboa e Comp.os Rui Manuel Matoso, António Luis Sousa e Rogério Reisig Moreira; Comp.ª Diná Gonçalves (R. C. Machico Santa Cruz); Comp.º Fernando Manuel L.; Comp.ª Joana Boultwood; R. C. de Abrantes; R. C. Parede Carcavelos; R. C. da Moita e Comp.ª Laura Cardoso); R. C. da Portela; Comp.º Pedro Marques (R. C. Lisboa-Benfica); R. C. de Odivelas; Comp.º Artur Almeida e Silva (R. C. Algés); Comp.ª Cristina Maria Borges (R. C. Parque das Nações); Comp.ª Maria H. Baptista; Comp. José Bonfim (R. C. Lumiar); Comp.º Carlos Proença (R. C. de Setúbal); Comp.os António Craveiro e Francisco Queiroz (R. C. Algés); Comp.º António Nabais (R.C. de Alcobaça); R. C. de Portalegre.
Igualmente, o Rotary Club de Almeirim, em colaboração com os nossos Comp.os PGD Afonso Malho e António Proença, apoiou esta causa através do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá, com oferta de pastilhas para purificação de 3 000 000 litros de água, as quais a TAP já transportou parao seu destino.
BEM HAJAM!