O mundo continua a vivercom sofrimento e ansiedade os vários conflitos ativos, entre os quais aquele que nos está mais próximo, a guerra na Ucrânia. Nós, rotários, temos uma experiência ‘genética’ de Construção da Paz, que nos foi deixada em herança pelos fundadores de Rotary. É por isso que, neste início de ano rotário, escolho as palavras do Presidente de Rotary International, Gordon McInally, para reforçar que, independentemente do cansaço que, inevitavelmente, sente quem luta diariamente pela paz, é preciso manter a esperança e não desistir. “A paz deve ser defendida com persistência e coragem”, diz-nos o companheiro Gordon McInally, que definiu este esforço como um dos objetivos das Iniciativas Presidenciais para este ano.
E se sentirmos que começamos a esmorecer, lembremo-nos das crianças, as mais inocentes vítimas destes conflitos. Só na guerra na Ucrânia, de acordo com as Nações Unidas, já morreram mais de 500 crianças desde o início do conflito. O número multiplica-se por muitos quando pensamos nos outros conflitosque permanecem ativos no mundo.
Deixemo-nos inspirar pelas palavras do Presidente de Rotary International.
Nesta edição, damos a conhecer a sua história e percebemos, com muita emoção, que uma dor pessoal o terá levado a criar uma outra das suas iniciativas presidenciais: as doenças mentais e a saúde emocional. Quantos de nós partilham com o companheiro Gordon a dolorosa perda de um ente querido, levado pela depressão? Este é, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o problema de Saúde que já prevalece na União Europeia, afetando cerca de 50 milhões de pessoas. Portugal ocupa a 5ª posição entre os países com mais casos; ou seja, cerca de 8% dos portugueses estão diagnosticados com depressão.
Guerra e saúde emocional. Afinal, as duas caminham ligadas. É impossível sentirmo-nos bem quando, todos os dias, somos confrontados com as consequências devastadoras dos conflitos em curso.
Temos um novo ano rotário pela frente para, como tão bem sabemos fazer, pensar em projetos, criar iniciativas e avançar com ações concretas para, destemidamente, contribuir para gerar mudanças.
Juntemo-nos ao Presidente Gordon McInally e trabalhemos para Criar Esperança no Mundo que tanto dela necessita.