Sérgio Almeida
Coordenador de Imagem Pública de Portugal e Espanha
Governador do Distrito 1970 2020/21
No mundo global com tanta informação (e desinformação…) é fundamental cuidarmos da nossa imagem pública e da nossa marca para garantirmos que mais pessoas conheçam o Rotary e entendam como nós,pessoas de ação, ajudamos a melhorar as nossas comunidades e o mundo.
Apenas 3 anos atrás, eu estava como Governador do Distrito 1970. Esse ano em que a pandemia do Covid-19 foi uma constante,trouxe-me experiências que jamais esquecerei. Lembro-me de uma visita oficial a um clube do centro de Portugal, numa região fustigada por terríveis incêndios florestais. Tive a oportunidade de me encontrar com representantes das mais importantes instituições da região: câmara municipal, universidade, associação empresarial, entre outras. Numa das sessões, fiquei surpreso com a forma grata com que essas pessoas influentes na sua comunidade, abordaram o Rotary e reconheceram o enorme papel que o clube local desempenhou no reflorestamento daquela área queimada e no auxílio às famílias e à comunidade.Para eles, o Rotary representava ação e propósito, e naquele momento senti um enorme orgulho como rotário. Naquela visita, não precisei explicar quem somos, o que fazemos e porque o fazemos. Nessa comunidade, a nossa marca era conhecida e compreendida. Fizemos coisas realmente significativas, bons projetos acontecerem, no fundo essas pessoas e instituições confiavam em nós e sabiam exatamente quem somos e o que fazemos!
A nossa marca é fundamental para a nossa imagem pública, nesse sentido, é importante entender que a marca não representa penas o que dizemos que somos, ela édefinida pelo que os outros dizem e acreditam que somos, pelas nossas ações. Podemos fazer promessas sobre o que queremos que a nossa marca represente, mas cabe-nos fornecer as experiências consistentes e alinhadas com os nossos valores, só assim poderemos a criar e manter uma marca forte e duradouda.
Há muitas maneiras de aumentar o conhecimento e a compreensão da marca Rotary. Uma das melhores formas, é partilhando histórias sobre o trabalho que fazemos e como ajudamos a tornar as vidas melhores, a melhorar a vida daqueles que mais precisam. Sabemos que a consciência sobre Rotary varia em todo o mundo, num estudo de 2018, descobrimos que em alguns países 91% reconhecem a nossa marca enoutras regiões, apenas 31%. Recentes pesquisas revelam ainda que, embora em média 51% das pessoas conheçam o Rotary, muito menos entendem quem somos ou o que fazemos.Preocupante, não acha?
Queridos companheiros, partilhar as nossas experiências e o bem que fazemos no mundo incentiva também outras pessoas a se juntarem a nós e expandir o nosso alcance. Comece com sua própria história, partilhando quem é e porque se juntou a Rotary, desta forma atrairá outros líderesde mérito e de altos valores éticos para trabalhem connosco, para se juntarem a nós. Uma parte fundamental da nossa atividade é não apenas sermos Pessoas de Ação, mas também inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, a darem o seu melhor.
Sabia que as histórias têm um grande impacto nos nossos cérebros? Quando ouvimos uma história, seja qual for a nossa idade, somos transportados mentalmente para outro tempo e lugar. Quando Uri Hasson, professor de psicologia e neurociência na Universidade de Princeton e a sua equipa de investigação registaram a atividade cerebral em duas pessoas, enquanto uma contava uma história e a outra ouvia, eles descobriram que quanto maior a compreensão do ouvinte, mais os padrões de ondas cerebrais espelhavam os do contador de histórias. As histórias exercem uma influência particularmente forte sobre nossas atitudes e comportamento, como rotários, se as partilharmos, podemos inspirar outras pessoas a agir.
A experiência que tive na comunidade afetada por incêndios florestais nem sempre aconteceu em todas as minhas visitas, encontrei muitos lugares onde o Rotary não era tão bem compreendido. Para mim, este foi o momento de usar o que aprendi durante meu treino, todo governador e todo rotariano deve ser um embaixador da marca e contar as nossas histórias e experiências. A nossa promessa para as crianças do mundo é baseada em nossa visão, cultura e os nossos valores fundamentais: A diversidade ajuda-nos a ver as coisas em perspetivas diferentes, a nossa iniciativa e ética tornam a nossa liderança pelo exemplo muito forte, o companheirismo permite-nos partilhar o mesmo propósito, o mundo confia em nós pelaa nossa integridade e sempre procuramos o serviço acima de nós mesmos!
Quer-se tornar um verdadeiro rotário de ação? Então, aqui ficam alguns passos simples que pode seguir:
Primeiro, vá ao Brand Center no MyRotary. É um local único incrível para materiais que dão vida à nossa marca global de maneira consistente e coordenada. Isso ajudará a comunicar o que é único e valioso sobre a experiência no seu clube.
Em segundo lugar, todos deveremos ser embaixadores da marca. Para isso, deve aceder à Central de Aprendizagem.
Em terceiro lugar, protejaa nossa marca e use-a corretamente em todos os lugares. A nossa marca é um recurso incrível, mas apenas se a usarmos de forma consistente.
E, finalmente, ajude os companheiros do seu clubea entender que ser um embaixador da marca é muito mais do que histórias e logotipos. Cada vez que alguém se envolve com um rotário deve perceber, pelo seu exemplo, que está em contato com um ser humano de exceção, um líder ético e portador de valores que a todos nos unem. Cada um de nós, pelo seu exemplo, é a melhor marca que Rotary pode possuir.