A 68ª Conferência do Distrito 1960, teve os trabalhos centrados em 10 de Maio passado, e acolhidos em Stª. Iria da Azoia. Teve como tema “Motivação e Dedicação a Rotary”.
Não obstante, já na tarde de 9 se realizara o descerramento de uma Placa Rotária na entrada do Hotel onde se realizou a Conferência, com breves discursos do Governador Fernando Martins e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Bernardino Soares. Com as presenças do Representante Pessoal do Presidente do Rotary International, o Ex-Director de RI, Compº. Alceu Vezozzo, e de muitos Rotários, teve lugar a cerimónia solene da inauguração ainda nesse dia, com a entrada, ao som do Hino de Rotary, das 5 Bandeiras (de Portugal, do Rotary, da cidade de Loures, dos EUA e do Brasil), transportadas por Companheiros de vários clubes, ao que se seguiram os Hinos do Brasil, Estados Unidos e Nacional e os discursos iniciais do Gov. Fernando Martins, do Presidente da Câmara, da Gov. D. 1970, Compª. Goreti Machado, do Chairman da Conferência, o PGD Carlos Carmona, e do Representante do Presidente de R. I., Alceu Vezozzo.
Proferiu uma interessante palestra sobre “Literacia Social” o Dr. Lourenço Xavier de Carvalho, sociólogo. que demonstrou, na sua investigação, que, quanto mais escolarizado e rico é o português, menos valor atribui à justiça, à honra ou à solidariedade.Segundo explicou o inquérito que fez para a sua tese de doutoramento, os portugueses iniciam esta segunda década do novo século com uma esperança renovada nos valores imateriais como base da sua realização pessoal e social. Afastam-se progressivamente de uma visão de vida puramente materialista, predominando os valores do amor e da família. São mais tolerantes, mais sensíveis ao sofrimento dos outros, com maior consciência da importância de desenvolver competências para o mundo globalizado, quer na perspectiva profissional, quer social.De acordo como palestrante,habitualmente falamos de literacia “básica” de leitura e escrita de textos. A proposta, liderada por investigadores portugueses, e que já é reconhecida internacionalmente, é que se passe para uma nova dimensão de literacia, que capacita as crianças e os jovens para “lerem” o mundo que os rodeia, e para “escreverem” narrativas de vida no respeito por si, pelos outros e pelo ambiente. Afinal, a realizar aquilo que nos torna humanos. Mais disse que crê que batemos no fundo como sociedade dita “civilizada” ocidental e, portanto, em consequência da experiência colectiva nesta profunda crise económica e social – com evidentes raízes numa crise ética global -, estamos em conjunto, sobretudo a nível europeu e com o apoio da UE, a convergir no entendimento de que temos de devolver os valores universais aos processos educativos – aqueles que ultrapassam barreiras culturais e ideológicas. Em Portugal já existe um programa de literacia social, o “LED ON VALUES”.
Seguiu-se a apresentação e votação das contas do Ano Rotário 2012/2013, pelo PGD Luis Miguel Duarte, e uma motivadora intervenção do Representante do Presidente do Rotary International, Compº Alceu Vezozzo.
O dia terminou com o Jantar “Paul Harris”, em clima informal e de Companheirismo.
O dia 10 começou com a apresentação do Governador Eleito 2015-16, Compº. Miguel Real Mendes e do Governador Indicado 2016-17, Compº. Abilio Lopes. Foi também escolhido o Representante do Distrito ao Conselho de Legislação de 2016, escolha que recaiu no PGD Luis Miguel Duarte.
Realizaram-se duas palestras, uma sobre “Saúde-Malária”, pelo Dr. Jorge Atouguia, o qual esclareceu que a malária é uma patologia que pode evoluir muito rapidamente e o problema chave reside nas pessoas que nunca a contraíram: -“A pessoa que já contraiu por várias vezes a doença durante a vida foi criando algum tipo de imunidade e os sintomas diminuem de intensidade. A pessoa que nunca teve malária deve ter sempre o máximo de cuidado do ponto de vista da infecção“. Esclareceu que o mosquito responsável pela transmissão da doença pica à noite, entre o pôr e o nascer do sol, dá pelo nome de “anopheles” e invade os quartos dos viajantes sem pedir autorização: -“Por isso, pedimos às pessoas para terem alguns cuidados com os quartos onde vão ficar instalados. Devem ser muito bem protegidos, e, de preferência, ter ar condicionado, ventilador e/ou rede mosquiteira“, esclareceu, entre múltiplos aspectos, o infecciologista.
No mesmo dia proferiu uma lição “Ambiente e Recursos Hidricos” o Dr. Domingos Saraiva. Falou um pouco sobre “Deixaremos de pensar no eu para pensar no nós e elevaremos o nós ao todo. Esse todo é o maior interesse nacional no que à Gestão de Resíduos deve incidir” e sobre os sistemas intermunicipais de resíduos urbanos.
Igualmente teve lugar a apresentação efectuada pelo Coordenador Regional da The RotaryFoudation, o PGD Henrique Gomes de Almeida sobre a Fundação Rotária. Foi apresentada a 69ª Conferência Distrital do Distrito pelo G.E. 2014-215 António Mendes e ainda interveio o Representante Distrital do Rotaract, o Compº. RTC Ricardo Madeira.
Por fim, ainda neste dia, as várias comissões distritais apresentaram um resumo do trabalho efectuado ao longo do ano nas várias áreas de intervenção.
O dia terminou com a plantação da Árvore da Amizade no jardim em frente ao Hotel e com um concorrido jantar de Gala.
O evento contou com a presença de um grande número de Rotários de vários dos Clubes do Distrito.
Sem comentários! Seja o primeiro.