É de reconhecer que foi uma das Conferências do Distrito com melhor gestão dos tempos previstos no programa, ademais programa de excelência. Nela esteve quase meio milhar de Rotários e convidados e a Conferência teve como tema central “O Rotary faz a Diferença”.
Em representação do Presidente do R.I., Ian Riseley e sua Mulher, Juliet, vieram o Director do R.I., Paulo Zanardi e sua esposa, Luly, ele membro do Rotary Club de Curitiba-Cidade Industrial (Brasil). Foi “Chairman” o Compº. Mark Andrew Gay, do Rotary Club de S. João da Madeira, e sem dúvida que o seu desempenho foi de elevado gabarito.
Aliás, a Conferência foi bastante bem imaginada e melhor delineada, sendo de salientar desde logo o excelente forum que lhe deu abertura – “Felicidade: a Nova Cultura Empresarial” – traduzido num painel constituído por intervenções de Pedro Fraga (F3M, SA), Elísio Silva (DUAL), Susana Barros (Grupo Bernardo da Costa) e Ruediger Saur (Bosch Termotecnologia, SA), optimamente moderado e com súmula final a cargo do Prof. Doutor Daniel Bessa, humorada e clarividente.
Foi após o tempo a ele dedicado que operou a cerimónia da abertura que foi seguida de um “Porto d’Honra” e das inaugurações das Exposições de Automóveis Antigos (mais de 60 exemplares!) e de Arte.
O dia viria a terminar com o “Jantar PAUL HARRIS” no deslumbrante Pestana Palácio do Freixo, um evento assinalável que teve a honrosa presença de Sua Excª. o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, afável, comunicativo e solícito como poucos, a quem se ficou a dever a única referência ao “pai do Rotary”.
No seu segundo dia, começou-se com a apresentação das contas da governadoria de 2016-17, pelo Gov. Ernesto Rodrigues, seguindo-se uma estupenda oração a cargo do Dr. Pacheco Pereira, uma análise histórico-social de elevado interesse. E seguiu-se um painel moderado pelo Governador, com responsáveis ligados quer à Fundação Rotária Portuguesa, quer a The Rotary Foundation.
A meio da manhã foi a vez de intervenções em torno da “ShelterBox”, da “The Big Hand” e da “Habitat for Humanity Portugal”, três organizações de elevada acção humanitária. Remataram o Gov. Soares Carneiro, em análise do Distrito, e o Director Paulo Zanardi. Paralelamente aos trabalhos da Conferência propriamente dita, foi decorrendo um forum promovido pela Universidade 3 sobre “Como Falar em Público Eficazmente”.
Seguiram-se momentos destinados à História do Distrito (PGD Artur Lopes Cardoso), às apresentações dos Governadores Indicado (2019- 20, Compº. Carvalhido da Ponte) e Designado (2020-21, Compº. Sérgio Almeida) e a comunicações da OMS, do UNICEF Portugal e da CD de Imagem Pública, tudo concluído pelo Governador.
A derradeira parte desta 35ª Conferência foi preenchida com um painel a cargo dos Representantes quer do Interact, quer do Rotaract, assim como com a apresentação do que será a 36ª Conferência.
Seguiu-se uma intervenção confiada ao Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Dr. Pedro Nuno Santos, finalizando Paulo Zanardi com palavras de felicitações e de estímulo.
À noite foi tempo do “Jantar de Gala” durante o qual foi prestada homenagem aos Companheiros que tinham servido o Distrito como Governadores há mais de 25 anos.
Sem comentários! Seja o primeiro.