AGORA NO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA
Não deixe de ir admirar a Exposição “O TESOURO DA RAÍNHA SANTA” que está patente no MNAA até ao próximo dia 19 de Junho, uma evocação da Raínha D. Isabel, de Aragão, virtuosa esposa do nosso Rei D. Dinis.
Trata-se de mostra de artefactos de ourivesaria de muito elevada qualidade, enriquecida, ainda, com a exibição de duas pinturas notáveis que foram suporte documental do processo de beatificação da “Raínha Santa”. Uma destas pinturas saiu da oficina de Quentin Metsys e foi cedida pela Gemaldegalerie, de Berlim; a outra é da autoria de Francisco de Zurbarán, e veio do Museu do Prado, Madrid.
VAMOS PÔR O SEQUEIRA NO LUGAR CERTO
O Museu Nacional de Arte Antiga acaba de lançar uma vasta campanha de angariação pública de fundos (“crowfunding”), a que foi dada a designação em título, com os apoios da Direcção Geral do Património Cultural, do Governo e do jornal “Público”, para reunir os € 600.000,00 necessários à aquisição, por compra, da famosa tela de DOMINGOS SEQUEIRA, por este pintada em 1828. Trata-se de uma obra intitulada “A ADORAÇÃO DOS MAGOS”, com as dimensões de 1 x 1,40 ms. de grande beleza e enorme valor. Todos podem participar nesta Campanha com donativos a partir de € 0,06.
Faça já a sua e participe, assim, nesta acção de valorização do espólio, já de si extraordinário, do MNAA.
MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS
Trata-se do mais antigo Museu público de Arte do nosso País. Surgiu em 1833 com a designação de Museu Portuense de Pinturas e Estampas, e, em 1940, adoptou a actual designação e ficou instalado no Palácio das Carrancas, na Rua D. Manuel II, 44, freguesia de Miragaia, na cidade do Porto.
Em 21 do corrente mês de Setembro será formalmente assinado um Protocolo de Cooperação entre a Associação Portugal Rotário e este extraordinário Museu, cujo conteúdo é semelhante ao do Protocolo celebrado já com o MNAA.
Mercê dessa outorga, também aqui os Rotários de Portugal, que como tais se identifiquem devidamente, terão vantagens diversas nas visitas que façam a este vetusto Museu, que dispõe de colecções notabilíssimas em diversificadas áreas de expressão artística, mormente na estatuária, na cerâmica e na ourivesaria.
Recomendamos vivamente o aproveitamento desta parceria.
MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA
Conforme demos notícia na edição nº. 209 da nossa Revista PORTUGAL ROTÁRIO (pág. 8), em 27 de Abril de 2015 foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a Associação Portugal Rotário e o Museu Nacional de Arte Antiga, situado na Rua das Janelas Verdes, em Lisboa, o maior Museu do nosso País. Na edição nº. 210 da mesma Revista foi inserido o texto integral do referido Protocolo, cuja leitura recomendamos até para que os Rotários de Portugal fiquem cientes das vantagens e privilégios que estão, desde aquela altura, ao seu dispor em visitas que efectuem ao Museu.
Informamos que, desde 14 do corrente mês de Setembro e até 10 de Janeiro de 2016, estará patente nele a Exposição “4ª Mostra de Espanha”, que inclui, como “obra convidada”, a famosa tela de El Greco “A Sagrada Família”.
Impõe-se, já por aqui, uma visita a esta Exposição, sem prescindir de uma demorada e sempre gratificante visita para admirar os tesouros do MNAA.
A Associação Portugal Rotário tem em vigor parcerias com o Museu Nacional de Arte Antiga e com o Museu Nacional de Soares dos Reis. Os companheiros, sempre que visitem estes espaços, devem referir a qualidade de Rotários, usufruindo do nosso desconto de parceria (20%).
Museu Nacional de Arte Antiga
Fechado ao público desde 15 de janeiro, por imposição do decreto do Estado de Emergência, O Museu Nacional de Arte Antiga, cumprindo as normas, não deixou d elevar cultura e as suas coleções até ao público.
Os “visitantes” podem explorar as galerias do Museu Nacional de Arte Antiga e descubrir novos pormenores nas obras de arte, através do site Arts & Culture da Google (https://artsandculture.google.com/partner/national-museum-of-ancient-art).
Detalhes sobre as peças de arte do espólio do Museu estão igualmente a ser disponibilizadas nas redes sociais do museu, com fotografias e descrições.
Museu Nacional de Arte Antiga mostra obras de arte do Caramulo
Aproveitando o encerramento do Museu do Caramulo para a requalificação dos espaços museográficos, o MNAA fez uma seleção das obras de arte mais emblemáticas que se conservam naquele museu, trazendo-as à fruição do público lisboeta. Procura-se assim dar a conhecer a um maior número de pessoas estas preciosidades, desconhecidas para muitos. Ao primeiro Picasso que se expôs em Portugal, juntam-se Amadeo de Souza-Cardoso, Maria Helena Vieira da Silva e Eduardo Viana, mas também belos exemplares de pintura antiga, destacando-se obras de autores como Grão Vasco, Isembrandt, Quentin Metsys e Frei Carlos. Acrescenta-se a esta seleção objetos de artes decorativas
Esta exposição está patente até dia 26 de setembro. Se visitar este espaço, não deixe de referir que é Rotário, usufruindo do desconto (20%) da nossa parceria.