Deolinda Nunes
Governadora Eleita, Distrito 1970
Participar num evento rotário de cariz internacional, qualquer que seja, é sempre um momento único de inspiração, aprendizagem e companheirismo.
E foi o que nos trouxe a participação no Seminário de Aprendizagem para Governadores Eleitos e Indicados – GELS e GILS – das zonas 13,14, 15, 16, 20B-C e no Instituto Rotário, ambos em Bona,entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro.
De Portugal, participámos no Seminário de Aprendizagem os quatro futuros governadores: do Distrito 1970, Deolinda Nunes, Governadora Eleita, e Luís Bastos, Governador Indicado,e do Distrito 1960, Jorge LucasCoelho, Governador,e Isabel Rosmaninho,Governadora Indicada. Contámos ainda com a presença, a tempo parcial, de duas jovens Rotaractistas, a Catarina Lourenço, atual Representante Distrital do D1960,e a Maria Luís Carvalho, Representante Distrital Eleita do D1970, que nos trouxeram uma visão mais fresca, mas sempre muito acertada, dos temasem que participaram.
Juntos, com os Governadores Eleitos e Indicados de Espanha, trocámos ideias, inspirámo-nos mutuamente, aprendemos o valor e a urgência de promovermos o apoio às nossas causas rotárias e, claro, aproveitámos todos os momentos de companheirismo para reforçar os laços de amizade.
Terminados o GELS e GILS, iniciou-se o Instituto Rotário, sob o tema “Rotary, Europa e Sustentabilidade”, onde as palavras do Presidente Eleito MárioCésar de Camargo nos
remeteram paraa importância de abraçarmos a defesa do Planeta Terra, entendendo a sustentabilidade como um todo, e para a necessidade de promovermos a pazcomo“única maneira capaz de fazer o mundo melhor”.
E, claro, para cumprirmos a nossa missão, o Presidente enfatizou a necessidade de aumentar o número de sócios. Citando-o, “Sem Rotários não há Rotary. E não esqueçamos que o nosso interesse é desenvolver a humanidade, desenvolver os povos mais jovens, ajudar os necessitados, alimentar os famintos, ajudar os doentes, abrir portas para o mundo!”.
Uma referência final para as emocionantes palavras de Bharat Pandya, administrador da TheRotary Foundation, recordando-nos o papel desta fundação na concretização dos nossos sonhos de um mundo melhor, onde o vírus da pólio já não exista.